quarta-feira, 7 de maio de 2014

[Novidade] - Oficina do Livro: "Sou Autista" de Josef Schovanec



Ano da Edição / Impressão / 2014
Número Páginas / 272
ISBN / 9789897411502
Editora / OFICINA DO LIVRO

Disponível desde 27 de Maio








Sinopse:
Um livro inesquecível que enaltece a diferença.
«Vivo com o autismo», escreve o autor, sublinhando aquilo que considera mais como uma qualidade do que como uma deficiência.
Viajante apaixonado pelas civilizações antigas, conferencista e investigador universitário, Josef Schovanec domina uma dezena de línguas e possui um doutoramento em filosofia – e, no entanto, foi por pouco que, sem diagnóstico estabelecido, conseguiu evitar o internamento psiquiátrico. Josef recusa os atributos que lhe dão: os de um autista «genial», com capacidades intelectuais extraordinárias. Em vez disso, evoca, com humor e sensibilidade, os «pequenos» problemas que constituem o dia a dia de um autista Asperger. Desde as longas preparações necessárias para apanhar o metro ou comparecer a um encontro até à angústia que o invade quando o telefone começa a tocar, passando pelo pânico perante o menor imprevisto, a obsessão por bibliotecas e livros e também a dificuldade em compreender os códigos sociais ou em estabelecer relações de amizade clássicas.

Sobre o autor:
Josef Schovanec nasceu em agosto de 1981, em Paris, e é autista. Aos 19 anos, depois de experimentar vários medicamentos, foi-lhe feito o diagnóstico que o impediu de ser internado e que lhe permitiu aprender a viver com a síndrome de Asperger. Depois de se licenciar na Sciences Po Paris, continuou os estudos em línguas. Dá conferências no mundo inteiro e trabalha como investigador na universidade de Bucareste.

Sem comentários:

Enviar um comentário