sexta-feira, 16 de maio de 2014

[Novidade] - Guerra e Paz: "As pessoas felizes lêem e bebem café" de Agnés Martin-Lugand

E você, teria coragem de voltar a ser feliz?

– Por favor, mamã!
– Já te disse que não, Clara.
– Vá lá, Diane, deixa-a vir comigo.
– Não me trates como uma imbecil, Colin. Se a Clara for contigo, vão demorar-se e acabamos por partir para férias com três dias de atraso.
– Vem connosco. Assim já podes controlar-nos.
– Nem pensar. Já viste o que ainda temos para fazer?
– Mais uma razão para que a Clara venha comigo, ficas tranquila.
– Mãezinha!
– Está bem! Desapareçam! Fora daqui! Não quero ver-vos.
Foram escada abaixo a fazer um chinfrim danado. Soube depois que, já instalados no carro, continuavam na galhofa no instante em que o camião foi contra eles. Pensei na altura que tinham morrido a rir. Pensei que gostaria de ter estado com eles. E, passado um ano, repetia mentalmente, todos os dias, que teria preferido morrer com eles. Mas o meu coração continuava a bater, obstinadamente. Mantendo-me viva, para meu grande infortúnio.

O que acaba de ler é a primeira página de «As Pessoas Felizes Lêem e Bebem Café», o romance de estreia de Agnès Martin-Lugand, que a Guerra e Paz edita com a chancela do Clube do Livro SIC, com entrada nas livrarias a 21 de Maio.
Não é um romance qualquer. Trata-se do fenómeno de auto-edição de 2013 que conquistou mais de 150 mil leitores em França e, desde então, já foi traduzido para 18 países. Em breve, será adaptado ao cinema.

Depois do brutal acidente que lhe roubou o marido e a filha, Diane fecha-se durante um ano em casa, sem qualquer capacidade de reacção. Até que um dia decide exilar-se em Mulranny, uma pequeníssima aldeia na Irlanda, onde todos os habitantes a recebem com imenso carinho. Todos menos, Edward, o bruto e antipático vizinho que, pelo ódio e ira, a vai obrigar a sair da apatia a que se entregou. O que sairá desta relação?

«As Pessoas Felizes Lêem e Bebem Café» é um romance cheio de sensualidade, que nos leva a questionar quem somos, do que gostamos e porque vivemos. Porque somos felizes.

Agnès Martin-Lugand estará em Portugal a promover a edição portuguesa do livro, cujo lançamento irá decorrer, com o apoio do Institut Français du Portugal, no dia 28 de Maio, às 18h30, na Fnac Chiado, em Lisboa. Com apresentação de Antonieta Lopes da Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário