sexta-feira, 18 de abril de 2014

[Reportagem] - Juliet Marillier em Portugal


Este post vem atrasadíssimo mas... a verdade é que vem!
Em Outubro do ano passado Juliet Marillier esteve em Lisboa e eu tive a sorte de poder estar com a autora. Um enorme obrigada desde já à Planeta por esta oportunidade.


Este foi um encontro especial que juntou Juliet Marillier com algumas bloggers suas fãs. Assim, a conversa contou com a participação da Sofia do blogue Morrighan, a Joana das Histórias de Elphaba, a Patrícia do Chaise Longue e a Claudia do Uma Biblioteca em Construção.

A autora, sempre simpática e bem disposta, respondeu a todas as perguntas que lhe foram colocadas. Algo interessante que a autora referiu foi que nem sempre teve a ligação que tem agora ao género fantástico. Este género foi-se entranhando na autora através da influencia de J.R.R. Tolkien e Marion Zimmer Bradley. A preferência da autora recaiu sempre nos contos tradicionais.

Foram recordados todos os livros já publicados e várias foram as questões sobre eles. A autora referiu que o livro que continua a ter mais feedback é "A Filha da Floresta" (opinião aqui). "A Vidente de Sevenwaters2 é, por sua vez, o livro que a autora menos gosta, tendo referido que ficou abaixo das expectativas devido a ter feito pausa na escrita devido ao tratamento do cancro (que felizmente conseguiu vencer). 

Foi questionado se iria continuar As Crónicas de Bridei, por ser uma série muito apreciada pelos leitores. No entanto a autora referiu que isso poderá não acontecer, com muita pena dela, devido a contratos editoriais.

Para além dos livros já publicados Juliet falou-nos um pouco sobre o projecto em que se encontra a trabalhar. É o primeiro livro de uma série passada no mesmo tempo que Sevenwaters e que vai ter como protagonista uma mulher em risco de vida que para se salvar terá de optar por um modo de vida que não lhe agrada. Juliet tem esperança de que este projeto resulte nos seus melhores livros de sempre. Eu fiquei super curiosa e espero que venha a chegar cá para que possamos, mais uma vez, viajar nas estórias da autora.

Juliet disse ainda que o contacto com os seus leitores é muito importante, o que a leva a estar com frequência na internet, apesar de admitir que esta ferramenta a leva a afastar-se um pouco da escrita.


Esta não foi a primeira vez que Juliet visitou Portugal, já conhecendo Lisbos e Sintra. Referiu no entanto que gostaria de conhecer mais do nosso país e que Portugal teria locais belíssimos para um livro.




No final consegui um autografo e uma caneca Shadowfell. Foi uma tarde bem passada :)
Já estou cheia de vontade que a autora venha novamente. E vocês, são fãs de Juliet?

2 comentários:

  1. Oh! Que saudades! Foi uma oportunidade única, adorei!

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada da autora, mas confesso que já me surgiu alguma curiosidade quando vi a capa de Shadowfell. E sim, infelizmente eu sou daquelas pessoas que compra um livro pela capa. Se a capa for bonita mas não gostar da história, não compro, mas se gostar da história mas odiar a capa, custa-me imenso a comprar :S chamem-me futil, mas pronto!
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar