quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

[Opiniões Tertulianas] - "Luz e Sombra" de Leigh Bardugo


"Foi com grande entusiasmo que iniciei a leitura de Luz e Sombra. A edição está muito bonita, desde a capa, aos mapas, a caracterização de cada capítulo e, parecendo que não, se é certo que não devemos julgar um livro pela capa, também é certo que quando a edição agrada à vista avançamos sempre com outro fervor. (...) O enredo é claramente virado para um público jovem-adulto que goste de fantasia e romance numa única obra. A escrita é simples, rápida e directa. Proporcionou-me bons momentos de leitura e penso que se tivesse lido há uns anos atrás teria gostado ainda mais. Por esta altura esperava acontecimentos mais intensos, mais perigosos, mais profundidade na exploração dos personagens, mas como este é o primeiro livro da autora penso que a premissa é promissora. Venham os próximos, cá estarei para lê-los." in Branmorrighan




Como já é do vosso conhecimento, eu adoro livros de fantasia, por isso quando vi este livro e li a sua sinopse quis de imediato lê-lo. E assim foi.

 A história deste livro é passada em Ravka, um mundo fantástico, que parece ter sido tirado das histórias das mil e uma noites e que tem à sua volta uma aura de mistério e de misticismo. Com a sua escrita, a autora consegue levar-nos para esse mesmo mundo sem sairmos do mesmo sítio e faz-nos sentir como se fizéssemos parte do mesmo, como se fôssemos uma das personagens.

 Durante a leitura deste livro vieram à tona sentimentos de medo, de revolta, e ao mesmo tempo, sentimentos de alegria e de excitação, que se baseavam naquilo que a personagem principal, Alina, sentia durante a história. Houve muitos momentos de suspense e de surpresa, ao acontecer algo inesperado, algo que eu adoro num livro, pois não gosto quando a história se torna previsível. Assim sendo, à medida que fui lendo o livro, fui sentindo sempre uma vontade imensa de continuar a ler e de descobrir o que iria acontecer a Alina, como iriam progredir os seus sentimentos em relação ao seu amigo de infância, Mal, se ela iria conseguir mostrar ao mundo o seu poder e de o utilizar para fazer o bem.

 O que mais gostei neste livro, à parte a história, foi o mundo onde esta se passa, bem como da sociedade que habita esse mesmo mundo. A autora descreve ao pormenor uma sociedade dividida em diversas ordens, consoante os seus poderes, uma sociedade onde o medo impera, mas onde a esperança de que o salvador vai aparecer nunca morre. Adorei a descrição das vestes, da arquitetura, dos poderes e das relações existentes neste mundo onde a luz e a escuridão vivem lado a lado.


 Com uma história cada vez mais cativante à medida que passamos as páginas, com personagens riquíssimas e com uma atmosfera maravilhosa, este livro é sem dúvida um livro a ser lido por todos os amantes de fantasia. Mal posso esperar pelo segundo volume desta trilogia tão emocionante.

Inês Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário