sábado, 22 de fevereiro de 2014

[Opinião] - "Todo o Meu Ser" de Anna Funder



"A nossa segunda tarefa era alertar o público britânico para o que estava realmente a acontecer na Alemanha. O mundo tinha de compreender a ameaça que Hitler representava, não só para os Alemães, como também para o resto da Europa. Mas essa era também "actividade de natureza politica", pela qual poderíamos ser enviados de volta, para enfrentar a nossa morte."








Para quem conhece o meu gosto literário este seria um livro ao qual diriam imediatamente "É a tua cara". Pois é, ao ler a sinopse e ao perceber que é um livro que nos remete para a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto e o Nazismo, pensei exactamente o mesmo.
Não sei se foi da altura em que o li (foi a única leitura de Dezembro, que foi um mês cheio de trabalho e com falta de vontade de ler) ou se foi mesmo do livro, mas a verdade é que não gostei, ao ponto de não o terminar (o que é bastante raro).

Este livro é narrado por dois dos personagens, Ruth e Toller, e é através dos seus relatos e pensamentos que vamos conhecendo o que se passou ao grupo de amigos quando Hitler subiu ao poder em 1933.
Alternando entre o presente e o passado vamos ficando a saber as tormentas pelas quais estes personagens passaram e tudo o que fizeram perante o que estava a acontecer pela Europa. Decidiram que não ficariam parados, esperando pacatamente que Hitler e restantes nazis tomassem totalmente conta das suas vidas, não sabendo os contornos de tudo o que viveriam.

A escrita da autora não é fácil e não foi, para mim, cativante. Tive bastante dificuldade em conseguir embrenhar-me na leitura e achei-a realmente entediante. A alternância de narrador e a alternância temporal não facilitaram a leitura, e é algo que geralmente gosto menos em leituras, o que acabou por acontecer com este livro.
Posso referir, no entanto, como ponto positivo o facto de este ser um livro baseado em pessoas reais, o que confere grande autenticidade ao que nos é contado. O tema é, claro, um dos meus preferidos, o que foi logo de inicio o impulsionador para eu querer ler este livro.

Sei que será um livro que fará as delicias de vários leitores, em especial fãs deste tema. Eu tenho-o na estante ainda,  quem sabe um dia volto a dar-lhe uma oportunidade com outro espírito.

Sem comentários:

Enviar um comentário