quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

[Opinião Tertuliana] - "Sonhos de Papel" de Ruta Sepetys




"Existem histórias que se agarram quando começamos a ler e não nos apetece parar, foi o que aconteceu com este livro (...) muito emotivo, que nos provoca um misto de sensações, que nos envolve do inicio até ao fim com uma protagonista com uma força de vontade enorme, em realizar os seus sonhos, um incentivo para todos, uma narrativa perfeita para se ler num fim-de-semana sem interrupções". in Destante







Josie Morraine, filha de uma prostituta e com pai incógnito, vive num dos bairros mais pobres e perigosos de Nova Orleães, onde reinam os assaltados e a prostituição. No entanto, num bairro onde a insegurança faz parte do dia-a-dia dos seus moradores, Josie é protegida por aqueles que ela considera a sua família, apesar de não partilharem o mesmo sangue. Desde o seu fiel amigo Cokie até Willie, aquela que tem o papel de mãe na vida de Josie. Para além da sua “família” Josie pode ainda contar com os seus amados livros, leitora inveterada e amante de literatura, Josie não se importa minimamente, muito pelo contrário, de viver por cima da livraria onde trabalha, pois é aí que ela se refugia quando algo corre mal, nos livros.

Com uma personagem principal como esta e um enredo tão chamativo, como podia eu não querer ler este livro? Posso no entanto dizer que o livro acabou por se revelar bastante diferente daquilo que eu estava a espera. Não quero com isto dizer que não gostei do livro, mas o que eu tinha em mente era que o livro teria mais profundidade e tivesse uma escrita talvez mais pesada, o que não aconteceu. Mas isso não quer dizer que tenha gostado menos do livro, da escrita suave e simples mas ao mesmo tempo profunda da autora, das personagens.

Falando das personagens, aquela de que eu mais gostei foi Willie, pois apesar de tudo no seu aspeto e na sua maneira de ser e de se relacionar com as pessoas dizer “amarga “e “fria”, ao longo desta leitura fui-me apercebendo de que ela é, provavelmente, quem nutre mais carinho e amor por Josie. Claro que também gostei de Jesse, um romântico incurável que é capaz de fazer tudo pelos seus amigos, de Sadie, uma alma pura vítima das circunstâncias da vida e de Patrick, provavelmente o melhor amigo de Josie.

 Neste livro a autora conseguiu, através de uma escrita simples e fluida, mexer com os nossos sentimentos, provocando-nos diversas emoções e fazer com que queira-mos continuar a ler.


Posso assim dizer que foi uma leitura agradável e que me fez de algum modo pensar que, na maior parte das vezes, os juízos que fazemos dos outros, baseados na sua aparência, maneira de falar ou profissão estão errados e que por detrás de todos estes aspectos se podem encontrar pessoas maravilhosas que podem mudar a nossa vida.

Inês Rodrigues

1 comentário:

  1. Já ando a namorar este livro desde que saiu, ai este ano deve esgotar o espaço que ainda resta nas estantes =)

    Nomeei-te numa Tag gostava que respondesses *.*
    http://aminhavidaeumaart.blogspot.pt/2014/02/liebster-award-discover-new-bloggers.html

    ResponderEliminar