terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

[Cantinho da Semana] - Delícias à Lareira


Hoje venho falar de um blog que, devido à semelhança óbvia do nome, me faz sempre lembrar este nosso cantinho. Falo de Delícias à Lareira

Este espaço nasceu em Janeiro de 2013, é verdade já tem um aninho e eu só o conheci recentemente.

Este surgiu como resolução de ano novo com o intuito de partilhar opiniões e tertúlias e de conhecer leitores, tal como nós.


Antes de criar o blog, as minhas discussões literárias eram feitas com alguns colegas de trabalho, mas acima de tudo eram feitas com uma grande amiga minha, a Su. As nossas manhãs de sexta-feira estavam sempre reservadas para um cházinho e uma tertúlia, onde discutíamos de tudo um pouco, mas principalmente livros. E quando discutiamos alguma coisa relacionada com os nossos autores favoritos, a discussão levava horas. No entanto, e infelizmente, o círculo de pessoas com quem falava sobre livros, era pequeno e tinha vontade de o aumentar. Aos poucos foi nascendo a ideia, não só de partilhar as opiniões dos livros que lemos, mas também partilhar as nossas pequenas tertúlias e conhecer mais pessoas gostem de ler um bom livro. A Su participa no blog só em algumas rúbricas, uma vez que ela tem o seu próprio blog, no entanto participa com algumas ideias e acima de tudo incentiva-me a continuar. 

O nome conjuga a "delícia" que é ler um bom livro com a lareira, que poderá ser um lugar idilico para nos dedicarmos a esse pequeno prazer.

O nome acaba por não ter um significado especial. Ler um livro é sempre uma delícia (bem... às vezes talvez nao...). A Lareira acaba por ser apenas uma referência ao cantinho da casa que consideramos perfeito para ler. Acho que todos temos um cantinho desse género. 
E assim ficou, Delícias à Lareira.

O mais gratificante é o contacto que têm com novas pessoas, bem como o feedback que recebem do seu trabalho. O blog é também fonte de responsabilidade em ler mais e em conhecer mais na literatura natural.

Acima de tudo tem sido agradável conhecer pessoas novas através da blogosfera que de vez em quando nos visitam e deixam o seu feedback. É agradável saber que gostam do nosso trabalho e isso ajuda-nos a crescer. Por outro lado, ao ter o blog sinto uma maior responsabilidade em ler mais e conhecer novos escritores, não só para partilhar no blog, mas também para alargar os meus horizontes. (Serei só eu a sentir esta responsabilidade?)

E vocês, já conheciam este cantinho?icias 

3 comentários: