terça-feira, 14 de janeiro de 2014

[Cantinho da Semana] - Encruzilhadas Literárias


Voltamos em força este ano com a nossas rubricas semanais. Assim não podia faltar o cantinho da semana :)

Hoje venho dar-vos a conhecer o Encruzilhadas Literárias. Este é o espaço da Cláudia Pacheco e da Catarina Lima e nasceu a 18 de Janeiro de 2010 (está quase a fazer anos :D yupi).

O blog começou devido ao gosto das suas autoras pela leitura. A Cláudia já tinha alguns blogs, pelo que se lembrou que seria interessante partilharem as suas recomendações num deste género.

"Sempre gostei de ler, assim com a Catarina. Durante muito tempo não tive amigos que gostassem de ler habitualmente, ou com tanta frequência como eu. Quando conheci a Catarina, começámos a debater vários livros até altas horas da noite. Até 2010 nunca tinha ouvido falar do conceito de Blogs Literários, e curiosamente, nunca tinha tido também vontade de saber se existia algo do género ou não. Escrever sempre fez parte da minha realidade (mais até do que na actualidade), pelo que sempre tive vários Blogs, e um dia lembrei-me que poderíamos começar a publicar as nossas recomendações de bons livros num espaço em comum. Durante muito tempo, tivemos poucos seguidores, e chegámos a brincar que escrevíamos uma para a outra. Também não o actualizávamos com frequência e várias vezes quase que tive de "empurrar" a Catarina para que escrevesse qualquer coisa. Em 2012 mudámos-lhe a cara, começámos a publicar opiniões com mais frequência, novos artigos, criámos a página do Facebook e partimos para as parcerias. "

O nome do blog é bastante interessante, e depois de sabermos o porquê da sua escolha é ainda mais. =D

"Não houve um motivo em particular para que ele surgisse. Quando baptizámos o Blog já tinhamos descoberto outros Blogs, muitos com nomes em que constava a palavra "Livros". Tentámos fugir um bocado disso e escolher algo diferente, até para sentirmos o espaço mais nosso. Encruzilhadas porque é uma palavra que se enrola na língua, porque transmite a complexidade de emoções que um bom livro pode causar, e porque é como nos sentimos cada vez que entramos numa livraria! A determinada altura não me senti muito fã dele, e quis mudá-lo, mas o Blog já tinha começado a despertar a atenção de mais leitores, e estando muito no início, decidimos mantê-lo. Hoje estou contente com a decisão, e já não o trocava por nada. E com a construção diária deste espaço, tanto eu como a Catarina julgamos que seria impossível alterar-lhe o nome sem perder a essência."
O mais gratificante é o contacto com as pessoas...

"Pode parecer um discurso dito político, mas as pessoas. Quando o Blog começou, éramos duas raparigas a escrever para o Mundo, mas de um momento para o outro (e também graças à interacção Facebook / Grupos de Trocas de Livros / GoodReads) vimo-nos numa comunidade. Tivemos o apoio de pessoas que se disponibilizaram a divulgar o nosso trabalho quando o Encruzilhadas ainda não era conhecido (como a Diana do Refúgio dos Livros e a Patrícia do Pedacinho Literário, entre outras), para além daquelas que nos ajudaram quando quisemos começar a contactar editoras para estabelecer as primeiras parcerias. Já recebemos uma série de Selos (os quais agradecemos sempre apesar de nunca retribuir porque não somos muito adeptas da iniciativa) de várias pessoas, outras falaram sobre nós como a Clarinda do Ler é Viver ou a Filipa d´O Labirinto dos Livros. Depois fomos contactadas por vários autores, como o Carlos Reys e o Nuno Nepomuceno, ou por particulares que se quiseram aliar a nós em alguma altura como a Liliana do Crónicas de uma Jovem Atrapalhada e a Vera do Delirium Portugal que basicamente ofereceram livros das colecções pessoais para passatempos do nosso Blog. E são tantos os Bloggers e companheiras literárias que estimo que se nomeasse todos, não sairia daqui hoje. Não há nada melhor do que isto, e algumas destas pessoas já são amigas, de quem gosto muito. 
Apesar de não termos muitos comentários no Facebook e no Blog (há claramente outros em que as pessoas são mais interactivas, o que por vezes também nos faz pensar se estamos a fazer bem aquilo a que nos propusemos), satisfaz-nos imenso abrir a caixa de email e ver um vencedor a agradecer um livro depois de o ter recebido, ou a comentar se gostou ou não dessa leitura. E os contactos que temos nas Editoras são outro ponto forte: pessoas excelentes, super profissionais e que fazem sentir que afinal o nosso trabalho está a ter o efeito desejado. 
Para além disso, claramente, passámos a ter uma lista de livros a ler muito maior, pelas novidades que nos vão chegando à caixa de email, pelas sugestões que lemos em muitos Blogs e que, naturalmente, nos faz comprar muitos mais livros!! LOL"

Sei que alguns do vocês já o conhecem, e eu já o conheço há algum tempo.
Quem não conhece, que tal dar uma espreitadela?
:)
Obrigada Meninas

1 comentário: