terça-feira, 12 de novembro de 2013

[Opinião] - "Cavalo de Fogo - Congo" de Florencia Bonelli



"Matilde estremeceu diante da beleza da sua carinha suja. Embargou-a uma ternura a que estava habituada, mas que agora, no entanto, lhe pareceu mais profunda, diferente. Não conseguiu evitar acariciar-lhe a bochecha magra, Amava os seus pacientes, não se esquecia das crianças de Masisi, especialmente de Tanguy, por quem ainda batalhava para lhe arranjar uma perna ortopédica, e da pequena Anouk. No entanto, o impulso irrefreável para abraçar e dar colo àquele menino não se comparava com o que tinha sentido pelos seus pacientes. Sentia orgulho pela forma como a observava, com soberba e desafio."






Para quem não sabe, adoro livros grandes. E gosto de trilogias, no entanto, por vezes prefiro esperar que estejam publicados os três livros para os poder ler de uma assentada, não me esquecer de nada importante entre um e outro e, acima de tudo, poder continuar a viver todo o enredo durante mais tempo.

Mas não foi isso que aconteceu em com esta trilogia. Li o primeiro livro, "Cavalo de Fogo - Paris" (ler opinião aqui) o ano passado, pouco tempo depois de ter sido publicado. Fiquei fascinada e ,claro, ansiosa por este. Agora que "Cavalo de Fogo- Congo" chegou finalmente às livrarias, não resisti em lê-lo. 

Retomamos a estória do ponto onde terminámos o livro anterior, e voltamos a caminhar ao lado de Eliah, um mercenário muçulmano, e Matilde, uma pediatra, desta vez no Congo.

O primeiro livro elevou a minhas expectativas, mas este não lhe ficou atrás. O contexto que Florencia Bonelli nos traz é simplesmente arrebatador, e não apenas nas emoções positivas. Vamos, ao longo da leitura, conhecendo uma realidade que é, para a maioria de nós, desconhecida. Somos confrontados com descrições bastante detalhadas e bastante realistas do que é viver no congo. A guerra e todo o contexto clinico e social estão muito bem representados, transportando-nos para um cenário , por vezes, de horror, no qual a crueldade chega até nós com uma força avassaladora. Tenho que ser sincera, é claro que o romance é muito interessante, mas é todo este meio envolvente que realmente me cativa nestas leituras.

O romance, claro, está lá bem presente. Eliah e Matilde continuam a ser os principais protagonistas, o seu amor está constantemente na "ordem do dia", e seguimos esse relacionamento com fervor, querendo saber o que vai realmente acontecer. Mas a ambivalência de sentimento neles e entre eles, todo o "quero-te", "afinal não ter quero", chegou a um ponto que me saturou um pouco. Está sempre a acontecer qualquer coisa que os afasta, ou que os reaproxima.
Algo que me agradou bastante nesta leitura foi conhecermos novas personagens, e melhor algumas que já eram nossas conhecidas mas muito mais superficialmente. Conhecemos melhor Alaman, irmão de Eliah, o que foi para mim uma boa surpresa. Para além disso conhecemos Josephine, uma congolosa bondosa e com um fardo sobre os seus ombros, e as personagens da Missão São Carlos. Uma das minhas personagens preferidas é Jêrome, um menino que perdeu toda a família e que vive na missão. A sua ingenuidade e força cativaram-me especialmente.

Posso assim concluir que, mais uma vez, Florencia Bonelli transporta-nos para um mundo diferente, onde é difícil não sentirmos algo relativamente a qualquer uma das personagens, onde o ritmo é alucinante e contagiante, fazendo com que não queiramos largar o livro até chegar ao final. E aí, a saudade aperta e gostaríamos de ter já nas nossas mãos "Cavalo de Fogo - Gaza".
Para além do romance, e do toque caliente que a autora lhe imprime, este livro é muito mais que isso, é família, amizade, devoção, dedicação e vocação. É um complexo mundo de intrigas, guerras, medos e sofrimento. Uma crueldade que nos assombra, uma bondade e genuinidade que nos transforma.
Aconselho.

2 comentários:

  1. Será que alguem me consegue fazer um resume deste livro ?? é que eu estou a ler o livro e estou adorando mas tenho uma expressão oral em prtugues para o dia 14 de março e pelo maior esforço que eu faça nao vou conseguir terminar o livro a tempo de ainda o analisar :((
    Por isso se alguem tiver a disponibilidade para me "socorrer" agradecia mesmo muito muito ..

    ResponderEliminar
  2. Olá. Começou a decorrer uma petição online à Porto Editora para publicar mais livros de Florencia Bonelli. Assinem, por favor, e passem a palavra. Tem que se clicar no botão "Assinar petição". Obrigada!

    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76083

    ResponderEliminar