segunda-feira, 18 de novembro de 2013

É Nacional, é Bom...Almeida Maia



Sobre o autor:
Nascido a 29 de Junho de 1979, na cidade de Ponta Delgada, Pedro Filipe Almeida Maia esteve desde muito jovem ligado ao mundo das artes, principalmente à música. Iniciou a experiência na escrita como letrista, em projectos aos quais estava ligado, actividade que ainda mantém.
A escrita de ficção era uma pretensão quase oculta, que despertou com a participação no “Concurso Literário Letras em Movimento 2010”: o romance a concurso “Bom Tempo no Canal – A Conspiração da Energia” foi vencedor, tendo sido editado em Junho de 2012. “Capítulo 41 – A Redescoberta da Atlântida” é a sua segunda ficção. É também cronista no semanário Jornal Terra Nostra, com a rubrica “Pavilhão Auricular”.
Além da vida profissional e familiar, da música e da literatura, também é estudante do curso superior de Psicologia na Universidade dos Açores.

Bom Tempo no Canal
A poderosa energia geotérmica acaba de chegar à ilha do Pico. John Mello, um luso-americano descendente de emigrantes açorianos, pós-doutorado em Energy Resources Engineering na Stanford University, é o impulsionador do projecto revolucionário. A sua experiência como drilling engineer faz dele o Director-Geral perfeito para a GEOZOR, empresa que lidera a exploração daquela energia renovável nas ilhas atlânticas.

Mas algo corre explosivamente mal! A vida de John está ameaçada, presa por um fio e envolta numa
conspiração contra a GEOZOR. Quem poderá estar por detrás da máscara? Quem poderá querer prejudicar uma energia limpa e fascinante?
John só pode confiar num mero estranho, surgido do nada, e que diz estar pronto a ajudá-lo. Numa alucinante corrida contra o tempo, por terra, mar e ar, percorrem-se sendas tortuosas para descobrir quem engendra a conspiração. Mas poderão os responsáveis estar mais próximos do que parece? E afinal, quais são os enigmas da indústria que pode revolucionar o mundo após o fim do império do petróleo?

Numa altura em que o planeta necessita de medidas emergentes na gestão das fontes de energia, e anunciado o fim das possibilidades fósseis, como o petróleo — o ouro negro —, quais são os desafios das sociedades modernas? Quais são as alternativas energéticas ao nosso alcance? Como pode a energia geotérmica contribuir para um futuro mais sustentado?


Capítulo 41


O professor universitário Paolo Benevoli, que lidera uma secreta investigação da localização da Atlântida, é assassinado, tal como o seu assistente, logo após ser encontrada uma lápide com uma mensagem extremista no átrio do Palácio de Sant’Ana. A seita Free the Landscape of Atlantis ameaça pôr a descoberto achados arqueológicos chocantes que podem obrigar a reescrever toda a História.


Será que outros povos já conheciam os Açores antes da chegada dos navegadores portugueses? Poderão ter deixado provas da sua passagem? As nove ilhas de bruma podem ser o que resta da Atlântida perdida? Que segredos esconderá o fundo oceânico do Atlântico?
O alarme dispara! Movimentam-se autoridades políticas, civis, policiais e militares; accionam-se meios terrestres, marítimos e aéreos; Judiciária, GNR e Interpol unem forças; snipers assumem posições, tropas apertam o cerco; jornalistas ligam as câmaras, testam os microfones… e o mundo sustém a respiração para assistir a um tumulto nunca antes visto nas pacatas ilhas.

Nesta história surpreendente do autor galardoado de “Bom Tempo no Canal – A Conspiração da Energia”, desfilam descobertas arqueológicas recentes que reacendem a polémica da passagem de outros navegadores pelos Açores antes dos portugueses e temas controversos que lançam o debate à ribalta.

Saiba mais no site do autor, e na sua página de facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário