terça-feira, 15 de outubro de 2013

[Opinião] - "A Promessa" de Lesley Pearse

"- Pergunto-me muitas vezes como será para mim quando e se conhecer um homem de quem goste verdadeiramente - disse Miranda - Digo a mim mesma que nunca mais voltarei a fazer aquilo enquanto não for casada, mas não sei se serei suficientemente forte. 
Belle olhou para a amiga. Adivinhou que o que ela queria na realidade dizer era que pensava muitas vezes em fazer amor, que o desejava. Todas as outras mulheres daquele estrato social e daquela idade que conhecera eram afectadas e severas, mas Miranda devia ter nascido com uma costela rebelde. Quanto mais a conhecia mais se convencia que nunca se conformaria às estritas regras que a sociedade impunha às jovens. Talvez fosse aquela similitude entre ambas que as fizera tornarem-se tão próximas."






Todos vocês sabem que sou fã desta autora. Geralmente, assim que os livros saem, eu trago-os comigo para casa. Este, gentilmente cedido pela ASA, foi "devorado" nos dias seguintes a ter chegado.

Continuação de Sonhos Proibidos (podem ler opinião aqui), seguimos a história de vida de Belle. Tudo parece correr bem, Belle, casada com Jimmy, tem a sua loja de chapéus e uma vida desafogada, onde o seu passado está tão bem escondido que a sua vida decorre sem sobressaltos. Até ao dia em que tudo muda, e a vida volta a pôr a jovem à prova. Com o inicio da guerra, tudo muda em Inglaterra, os jovens alistam-se e, mais cedo ou mais tarde, começa o racionamento de alimentos. Belle vê tudo aquilo que construiu depois da sua infância sofrida ser destruído, os seus sonhos de outrora tornam-se algo que já não a satisfaz e ela decide ajudar no esforço de guerra como pode...rumando a França.

Lesley leva-nos sempre por épocas diferentes dos tempos modernos, o que muito me agrada. Neste conseguiu fazer com que gostasse ainda mais pois foca um momento da história que eu gosto bastante: a primeira guerra mundial.
Com a sua escrita fluida, com descrições bastante reais, que nos transportam de imediato para aquilo que lemos, a autora consegue, mais uma vez, agarrar os leitores na primeira página, não sendo possível largar o livro até chegarmos à última. E é aí que sentimos saudades de todos os personagens que nos acompanharam.

Mais uma vez, e como já é hábito da autora, Belle é uma mulher sofredora, mas neste livro ela prima pela força e pela coragem que já vem do livro anterior. Vemo-nos envolvidos no triângulo amoroso, e sem saber qual dos dois escolheríamos: se uma grande paixão se um amor companheiro.

Mog continua a ter um papel importante neste livro, muito mais do que Annie que apenas é referida. Havendo tantas referências a esta julgo que devia ter havido algo durante toda a leitura que nos levasse a perceber o que Annie acabou por fazer e em que mulher se tornou realmente, pois fica tudo muito vago à volta desta personagem. Também nesta leitura conhecemos Miranda, amiga de Belle...a sua primeira verdadeira amiga e uma personagem que tem importância no desenrolar do enredo.

Não me alongo mais com receio de spoilar. Só posso disser que adorei, uma duologia incrível e fascinante, que me fez sentir um misto de emoções, e que me arrebatou e satisfez por completo. Aconselho, especialmente a quem já tinha um fraquinho pela Lesley - sei que vão adorar estes livros.

2 comentários:

  1. Adoro Lesley e estou mortinha por ler este livro :).
    Deixaste-me tão curiosa... Espero que nesse triângulo esteja incluído o Ettiene. Sou sincera que eu sempre pendi mais para ele do que para o Jimmy, mas não consigo explicar porquê!! (Até porquê eu sou mais a favor do companheiros numa relação amorosa, a paixão avassaladora depressa se dissipa). Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu li há poucos dias o Sonhos Proibidos e confesso que é um dos meus favoritos da Pearse! Por isso, claro que estou ansiosíssima para saber como continua a história da Belle.
    Tal como a Silvana, quando comecei a conhecer melhor o Ettiene também fiquei com vontade que a Belle ficasse com ele... mal posso esperar para saber como termina o enredo neste livro! :)

    ResponderEliminar