terça-feira, 1 de outubro de 2013

[Cantinho da Semana] - Por Detrás das Palavras







O cantinho da semana hoje é.... Por detrás das palavras, da nossa Silvana.

Este espacinho fez 2 anos no passado dia 22 de Setembro - parabéns atrasados. Surgiu assim em 2011 depois de a sua autora pensar bastante sobre esta ideia.

"Comecei a frequentar blogs literários por volta de agosto de 2010, após ter terminado o curso e me ter dedicado, de novo, à literatura. Até aí as minhas leituras resumiam-se a livros técnicos e artigos e só nas férias tinha disponibilidade para ler ficção. Comecei a pensar que seria uma boa forma de eternizar os livros que ia lendo, assim como me possibilitava partilhar com outras pessoas a minha opinião.

Partindo com estes objetivos lancei-me para a blogoesfera. No início tinha muito pouca projecção, mas com o tempo, fui dinamizando mais o blog e o número de visitas e comentários começou a aumentar. Assim que posso e tenho inspiração vou laçando coisas novas para dinamizar o blog e se possível gerar discussão saudável entre as pessoas que o visitam."

Assim, o blog surgiu de uma necessidade:   a de eternizar os livros que vou lendo e alargar o meu conhecimento literário (que teve um aumento muito grande depois da criação do blog e é algo que me deixa bastante feliz).


O nome, como para muitas de nós, foi uma saga. Depois de pensar em alguns, Por Detrás das Palavras surgiu devido a uma referência bibliográfica.

"Confesso que tinha alguns nomes em cima da mesa. Comecei pelo nome Wuthering Heights, por causa do livro da Emile Brönte, mas não sentia que fosse este o melhor. Por isso, abandonei facilmente a ideia e coloquei de novo a pensar.
Enquanto pensava, cruzei-me com um livro técnico que é uma referência para mim. O livro em questão é Por detrás do Espelho de uma antiga professora minha Ana Paula Relvas. O livro aborda as questões de Terapia Familiar, uma área que gosto bastante e pensei, que se trocasse a palavra espelho pela palavra palavras ficaria um nome engraçado e apelativo. E foi assim que apareceu um nome que me encheu as medidas. Um título que está relacionado com a temática central do blog, os livros, assim como a base de toda a comunicação Humana, as palavras!"

O mais gratificante para a Silvana é o contacto com outras pessoas, que este espaço facilita.

"Sem dúvida que são as pessoas com quem contacto. Felizmente, tenho-me cruzado com boas pessoas aqui na blogoesfera. Pessoas que gostam de passar por meu espaço e deixar um comentário…
Outro aspecto muito gratificante é a troca de ideias literárias que um blog desta natureza permite. Por vezes, geram-se discussões saudáveis e muito ricas em termos de aprendizagem. É uma forma fácil de obtermos e dar-mos informação acerca de determinado livrou ou de um outro qualquer aspecto relacionado com a literatura.
Por fim, destaco a facilidade em contactar com autores/escritores. É muito bom conseguir conversar com alguém que está por detrás das palavras que nos encantam os dias."

Eu já me deixem invadir por este espacinho....e vocês?

2 comentários:

  1. Gosto muito do cantinho da Silvana e ela é uma querida:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ni pelo post!

      Obrigada Catarina :) O sentimento é reciproco!

      Eliminar