sexta-feira, 6 de setembro de 2013


Título: 1975 – O Ano do Furacão Revolucionário
Autor: João Céu e Silva
Págs.: 456
PVP: 16,60 €

Disponível a 13 de Setembro

Uma viagem ao ano da brasa

1975 – O Ano do Furacão Revolucionário é um relato único dos 365 dias que decidiram o destino da democracia, (...)João Céu e Silva, responsável por uma profunda investigação que revela novos factos sobre os acontecimentos desse ano, acompanhados de depoimentos controversos, e atuais, dos seus protagonistas
Esclarecedor, completo e ilustrado com fotografias da época, este é um documento essencial para todas as gerações e para todos os portugueses.

Sinopse:
1975 é um ano que, observado à lupa, como acontece nestas páginas, continua a surpreender, tal é o curso desvairado dos acontecimentos num país em que o primeiro-ministro afirma que o resultado das eleições não é para respeitar, a direita defende que a revolução vá até ao absurdo, a esquerda não aceita ser apeada, e até o presidente da República considera que a marcha da revolução tomou uma aceleração que o povo não tem capacidade de absorver. Um país onde os oficiais das Forças Armadas e os líderes dos partidos combatem ferozmente na praça pública, as forças políticas de extrema-esquerda dão o braço às massas progressistas para instalar o Poder Popular e um Governo chega a fazer greve.
É um processo revolucionário inédito na Europa, observado atentamente pelos vizinhos e pelo bloco soviético, manipulado pelos Estados Unidos, e com a intervenção de tropas cubanas em Angola.
1975 – O Ano do Furacão Revolucionário relata o dia-a-dia de um país à beira da guerra civil, recordando os factos históricos e as pequenas histórias que dividiram como nunca os portugueses.


O Autor:
Depois de uma investigação sobre 1961 – O Ano que Mudou Portugal, e de cinco retratos biográficos sobre escritores portugueses – Uma Longa Viagem com Álvaro Cunhal (2005), Uma Longa Viagem com Miguel Torga (2007), Uma Longa Viagem com José Saramago (2009), Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes (2009) e Uma Longa Viagem com Manuel Alegre (2010) – o autor volta a viajar no tempo e a dar-nos um retrato dos 365 dias que decidiram o destino da democracia portuguesa.
João Céu e Silva nasceu em Alpiarça, em 1959, licenciou-se em História durante os anos em que viveu no Rio de Janeiro e é, desde 1989, jornalista do Diário de Notícias. Publicou também um livro de viagens (Caravela Tropical) e um romance (28 Dias em Agosto).

Sem comentários:

Enviar um comentário