quinta-feira, 26 de setembro de 2013

[Opinião] - "Uma Noite de amor" de Mary Balogh



" Era doloroso imaginar outro homem a desfrutar de Lily. Não que isso a tornasse menos desejável - já pensara nisso na noite anterior e rejeitara o pensamento -, mas porque ela era toda inocência, luz e bondade, e alguém a tomara como escrava e, com a sua luxuria, carregara o corpor dela de trevas e amargura. E talvez a tivesse magoado para sempre.
E como poderia ele saber? Talvez nem sequer ela tivesse consciência disso. Talvez a sua tranquila aceitação em relação ao que sucedera, e sua explicação sensivel de ter sido durante uma guerra, não passasse apenas de um pequeno curativo a tapar uma ferida larga e profunda."





Há vários meses que andava curiosa com Mary Balogh - várias bloggers e amigas me diziam que tinha que ler, que ia gostar e que é muito bom - pelo que assim que consegui arranjei o primeiro livro desta autora, publicado pela ASA: Uma Noite de Amor.

Depois de algum tempo na estante à espera de vez para ser lido, peguei nele no final da maratona literária e foi uma agradável surpresa. Mesmo sendo elevadas as expectativas este livro não desiludiu.

Neste livro, Mary Balogh apresenta-nos Neville Wyatt,  conde de Kilbourne e com um passado militar, pertence à aristocracia inglesa. Após quase morrer na guerra, na península ibérica, Nev regressa a casa tentanto esquecer tudo o que perdeu naqueles dias, e disposto a aceitar o que lhe estava, desde novo, previsto: casar com Lauren, sua prima e do seu estrato social. O que Neville não sabia era que, afinal, não tinha perdido tudo o que lhe era querido, e quando Lily, a sua mulher, entra na nave da igreja, tudo aquilo que Neville se prepava para seguir na vida, deixa de fazer sentido.

Lily, filha de um sargento, habituada a viver entre homens no meio da guerra, vê-lhe ser retirado tudo o que lhe resta, quando durante a guerra é atingida numa emboscada. Determinada a sobreviver e a voltar para o único homem que amou, a jovem percorre a peninsula ibérica, até chegar a Inglaterra, e correr para os braços do seu esposo - quando descobre que este se vai casar.

Claro que percebemos logo que estes personagens vão ficar juntos no final. Não deixa de ser no entanto um livro cativante e envolvente. As diferenças entre Neville e Lily são demasiadas, mas o amor que continua a uni-los é demasiado forte, e é nas diferenças de Lily que Nev encontra aquilo que mais o cativou em Portugal. A vontade de ambos em mostrarem ao outro que aquilo que os uniu no matrimónio que pensavam ter sido legitimo, na guerra, leva-os a mudar a sua vida, e a lutarem por aquilo que sabem ser o verdadeiro amor.

Uma linguagem fluida, que facilita com que nos envolvamos ainda mais na leitura, leva-nos por paisagens belissimas e cenários de guerra passados em Portugal. As personagens são bem construidas, e são interessantes, não apenas os personagens principais. Os passados desses personagens complementam o enredo de forma bastante coerente, dando corpo a toda a narrativa.
Para além de ser uma estória de amor, de aceitação e de perdão, esta envolve ainda algum mistério, que apenas no final do livro nos é desvendado, fazendo com que não queiramos largar a leitura até à última página.

Uma autora a seguir, sem dúvida. Uma leitura que, no fim, nos deixa aquele a sentir saudades, nos deixa a querer mais daqueles locais e daquelas pessoas.
Aconselho. Um romance de época que me arrebatou.

Sem comentários:

Enviar um comentário