quarta-feira, 18 de setembro de 2013

[Opinião] - "O grande amor da minha vida" de Paulinna Simons



"- Meu Deus, esse vestido... - Tocou-khe nas costas nuas por baixo das alças de cruzar atrás. Depois de lhas apertar, beijou-lhe as omoplatas dizendo-lhe que estava tão bonita que o padre ia querer casar com ela. Desfez as tranças e deixou o cabelo caído, preso atrás das orelhas. Alexander fardou-se, pôs o boné na cabeça, fez a continência e perguntou:
- Que tal estou?
Ela levou timidamente a mão á testa:
- És o homem mais bonito que vi na vida.
Ele beijou-a."






Tinha este livro na estante desde que foi publicado, mas esperei pelas férias para poder lê-lo calmamente e sem pensar em mais nada. As opiniões tão positivas que fui lendo ao longo dos meses apenas aumentou exponencialmente as expectativas que tinha sobre ele.
"O Grande Amor da Minha Vida", o primeiro volume da trilogia Tatiana e Alexander, foi publicado pela ASA ainda em 2012, e apaixonou variadissimos leitores.

 Este livro conjuga na perfeição duas características que me fascinam num livro: um romance de cortar a respiração e uma contextualização histórica que nos faz viajar por locais e tempos distantes.
Paulinna leva-nos até à Rússia dos anos 40, mais especificamente Leninegrado, em plena 2ª Guerra Mundial - quando as tropas de Hitler invadem esse país.
É com um cenário de horror como pano de fundo que Tatiana, uma jovem de 17 anos que vive com a sua família numa pequena casa, conhece Alexander, um soldado do Exército Vermelho com um passado que o atormenta. E é ali, numa paragem de autocarro, com um gelado como mote, que começa toda a história de amor que nos vai acompanhar ao longo de quase 700 páginas.

A estória de amor destes personagens não é fácil - desde inicio que a atracção é inevitável, que a vontade de se verem e de estarem juntos é imensa, no entanto é um amor sofrido, um amor cheio de cedências e de sacrificios, em prol daqueles que mais gostam. Mesmo no meio de tudo isso, e não querendo magoar quem os rodeia, o amor é tão forte que nunca deixam de lutar um pelo outro, nunca desistem pois isso seria como se desistissem de viver.

Os relatos de guerra, do quotidiano e dos racionamentos que esta impôs, bem como as descrições de diversos cenários de feridos, e de como o povo e os militares viam e sentiam o que mais os assustava - a guerra - são escritas de forma a que este livro se torne mais do um romance, mais do que um livro histórico, mas uma leitura completa que agarra o leitor até ao final.
A escrita é bastante fluida e cativante, o que faz com a leitura seja bastante acessível e com que consigamos entrar completamente no que estamos a ler.

Os personagens são cativantes que nos fazem apaixonar por todos eles, e não apenas os principais. Tatiana, apenas com os seus 17 anos, sofre um enorme amadurecimento ao longo da narrativa, é uma menina que se torna mulher, forte, determinada e que coloca aqueles que mais ama à frente dos seus próprios sentimentos. Alexander, com o seu passado, e a sua vida como militar do exército, é um homem apaixonado, racional e ponderado. É ainda importante referir Dasha e Dimitri, que preenchem grande parte do livro e são grande influencia para o rumo e para as escolhas que Tatiana e Alexander fazem durante todo tempo.

Uma leitura forte, que nos faz sentir uma panóplia imensa de emoções - desde o amor e o sofrimentos dos personagens, o horror da guerra, o medo e, até mesmo, alguma decepção pelas escolhas que são feitas pelos personagens.
Não é, de todo, um amor bonito, é sim um amor doloroso, um amor sofrido, mas um amor heróico e lutador.
Um livro completo e complexo, de grande qualidade, que no final nos deixa presa ao que ficou para lá da última página.Uma saudade de todas as personagens, o que faz com que a tortura até sair o próximo volume é ainda maior.

"O leitor jamais verá a vida da mesma maneira" é realmente uma belissima maneira de se referir a este livro.Porque o leitor fica, na verdade, a sonhar com tudo o que leu e o exacerbou.
Aconselho, mais uma das melhores leituras que fiz este ano.

1 comentário:

  1. Toda a gente fala muito bem deste livro. Já arranjei quem mo empreste, estou ansiosa para o ler:) Beijos

    ResponderEliminar