quarta-feira, 7 de agosto de 2013

[Opiniões Tertulianas] - "Cinder" de Marissa Meyer



"Foi uma grande surpresa! Confesso que não estava à espera de uma história tão fantástica, Cinder foi, para mim, como uma golfada de ar fresco no meio de tanta literatura de conteúdos mais sinistros. (...)
Em relação ao próximo livro, esperarei ansiosamente por ele. Espero que não demore muito a chegar a Portugal. Recomendo a leitura deste livro, pois acredito que irão ficar cativados com toda a história.
É uma história que acaba por ser simples, mas que nos apaixona desde o primeiro momento." in O Mundo Encantado dos Livros





Como já devem ter percebido, pelas minhas restantes opiniões, eu gosto bastante de livros cujo tema está de alguma forma relacionado com o fantástico e com coisas que não sejam de todo reais. Para além disso, gosto também de romances. Assim sendo, quando li a sinopse deste livro fiquei de imediato interessada e com vontade de o ler, pois a autora conseguiu, nesta sua obra, juntar esses dois géneros literários.
 
Tal como podemos ler na sinopse, Cinder pode ser considerada a Cinderela dos tempos modernos, com a diferença que ao contrário da Cinderela, esta rapariga não é o protótipo de beleza. Tal como no clássico infantil, Cinder vive com a madrasta e com as suas duas filhas, sendo que é vista e tratada principalmente pela madrasta e pela sua filha mais velha como a criada lá de casa. No entanto, Cinder não é uma rapariga como as outras, pois ao ter sofrido um acidente, tiveram de lhe incorporar no seu organismo peças metálicas, pelo que Cinder é uma espécie de humana e robô ao mesmo tempo, ao qual dão o nome de Cyborg. A sua vida é bastante normal, até que aparece, na sua oficina, o príncipe Kai, herdeiro do trono de Nova Pequim. A partir desse instante Cinder sente uma forte ligação com o príncipe e terá de ir contra a sua madrasta, que tudo fará para a afastar dele.

Eu até gostei do enredo e da forma de escrita da autora, no entanto não pude deixar de me sentir algo desiludida com o fim do livro. Gostei do facto de a autora incidir sobre o tema da discriminação e da aceitação de pessoas diferentes de nós, mas acho que podia ter-se focado mais na relação de Cinder com Kai. Apesar de não poder dizer que foi dos meus livros preferidos, não desgostei de o ler.

Inês Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário