domingo, 11 de agosto de 2013

[À Lareira com] - Alexandra Torres






À Lareira com...Alexandra Torres, autora de "Passado", o primeiro livro da saga O Segredo dos Imortais



Fale-nos um pouco sobre si
Esta é sempre uma pergunta difícil de responder. Torna-se mais fácil descrever personagens! O que posso dizer sobre mim? Que sou uma pessoa tímida, curiosa, observadora e apaixonada pela escrita.


Quando e como surgiu a paixão pela escrita?
A paixão pela escrita começou muito cedo. Mesmo quando ainda não sabia ler nem escrever, os livros despertavam em mim muita curiosidade. Quando aprendi a escrever, percebi logo que era algo que me completava.

“Passado”, é o primeiro livro da saga “O Segredo dos Imortais”.  O que nos pode contar sobre esta saga? Como surgiu a ideia para este primeiro livro? Porquê o titulo “Passado”?
A Saga O Segredo dos Imortais está dividida em três partes, onde irei contar a história de um grupo de imortais com séculos de vida. No Passado descobrimos a história de amor de Alma e Julian e nos próximos volumes iremos conhecer melhor as histórias de Miguel, Diego e outras personagens. Por sua vez, os imortais irão revelando a fórmula que lhes deu a condição imortal e muitos outros segredos. A ideia do livro surgiu naturalmente. Queria explorar a ideia da imortalidade e a história foi surgindo com as personagens e as pesquisas que realizei. O primeiro livro tem como título Passado porque nele revelo o passado dos imortais e também o passado de Alma, cuja ligação aos imortais é o fio condutor desta primeira entrega.


Já tem em mãos o segundo volume desta saga? Tem mais algum projecto literário em mãos?
Sim, neste momento estou a escrever o segundo volume da saga. Tenho ainda outro projecto que gostaria de publicar antes da continuação do Passado, mas para já é só uma ideia.

Como foi o percurso até ver o seu primeiro livro publicado?
Estive cinco anos imersa neste projecto e uma vez terminado, enviei o manuscrito para várias editoras. Depois de alguns "nãos" e alguns "sins", finalmente optei por publicar através da Escrytos - Leya.


Tem tido algum feedback ao seu livro? O que isso a faz sentir?
Tenho tido um óptimo feedback. Os leitores tem-se mostrado entusiasmados com a saga e isso é bastante motivador. No fim de contas, esse é o maior prémio de todos. 


Para além da escrita, estudou moda. De que modo concilia estas duas paixões?
Bem, neste momento a área da minha formação que ainda exerço é a da ilustração. São realmente duas paixões, por isso, procuro não descurar nenhuma. Ainda que por vezes, a escrita absorva mais o meu tempo!


O que é que a escrita significa para si?
Escrever para mim é elevar a criatividade, as palavras, a liberdade e todas as emoções. 

Temos a impressão que os autores nacionais são, muitas vezes, negligenciados, não apenas pelas editoras, mas também pelos próprios leitores, que se dedicam muito à literatura estrangeira. Porque acha que isso acontece? O que poderia ser feito para que isso começasse a mudar?
Essa é a eterna pergunta! Todos sabemos que em Portugal existem grandes valores, mas por alguma razão negligenciamos os nossos talentos. O que poderia ser feito para mudar? Podíamos falar das editoras, da divulgação ou outros factores, mas penso que qualquer mudança começara sempre em nós, leitores. 


Para terminar, deixe uma mensagem aos leitores do tertúlias à lareira.
A todos os leitores do Tertúlias à Lareira, o meu muito obrigada, espero que continuem a ler o Tertúlias e que descubram no Passado um universo que vos faça sonhar. Mas, acima de tudo, sejam felizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário