sexta-feira, 19 de julho de 2013

[Opinião] - "Perto de Ti" de Anita Notaro


"Todos temos dias maus e eu não sou excepção a essa regra. Já tive até alguns pavorosos, mas o dia de hoje podia, sem margem para d+uvida, ter ilustrado um anúncio a comprimidos para a dor de cabeça. Já estão a ver o género: daqueles dias em que o comboio vai tão apinhado que é impossivel conseguir um lugar sentado, depois a alça da nossa mala de quinhentos euros fica presa nos torniquetes e rasga-se e, como se isso não bastasse, começa a chover a potes a meros cinquenta metros de chegarmos a casa. Bom, multipliquem isso por mil e já ficam com uma ideia do meu dia. (...)
Em teoria, porém, era uma privilegiada, tinha tudo. Psicóloga, com um consultório próprio (...)passo a maior parte dos dias a ouvir as lamentações de gajas ricas (..) e no fim do dia, já tarde, regresso a uma casa gélida e vazia."



Este foi um livro que, inicialmente, e pela sinopse, não me chamou à atenção. Deixei-o na estante durante um tempo, até que decidi pegar nele. E ainda bem, porque foi uma agradável surpresa.

Anita Notaro, uma autora que eu desconhecia e que passou a fazer parte da panóplia de "autores a seguir", dá-nos a conhecer Lulu, uma jovem psicoterapeuta sexual que começa a reflectir sobre a sua vida e percebe que está insatisfeita, e tem que fazer algo para mudar.
Decide então ser "psicóloga canina", ou melhor, treinadora comportamental para cães. O trabalho com os animais agrada-lhe bastante, no entanto, Lulu dá por ela a embrenhar-se mais nos problemas dos donos do que, propriamente, nos dos canídeos.

Ao longo da leitura vamos, assim, conhecendo as histórias de vida dos donos dos seus "clientes", todas tão diversificadas que acabamos por nos afeiçoar a cada uma das personagens, todas elas com as suas características únicas, e com os seus problemas por resolver.
Para além disso, conhecemos ainda as melhores amigas de Lulu, Maddy e Clodagh, cada uma com a sua personalidade, cada uma com a sua importância na vida de Lulu.

Para além da complexidade que a autora nos traz através das vidas dos personagens, algo que me agradou bastante neste livro foi o facto de me fazer soltar umas valentes gargalhadas. Com um bom sentido de humor, por vezes de forma subtil, a autora consegue combinar o humor com a seriedade de um modo que me agradou bastante.

Uma lufada de ar fresco, é como posso denominar este livro e esta leitura. Gostei muito e aconselho.

Sem comentários:

Enviar um comentário