quinta-feira, 18 de julho de 2013

[Opinião] - "Mildred Pierce" de James M.Cain


"Ray ofegava agora como um cachorrinho e os queixumes dela tinham uma nota tão pungente que dava a Mildred vontade de chorar pela injustiça de alguém tao pequeno, tão indefeso, ter de suportar tal agonia. (...) Outro minuto passou e Mildred apercebeu-se  da troca de olhares entre as enfermeiras. Enquanto o Dr.Collins voltava a encher a seringa, ela pôs-se de pé. Soube a verdade e soube também que mais uma injecção naquele pequeno traseiro inerte seria mais do que podeira aguentar. Retirou a máscara de oxigénio, curvou-se, beijou Ray na boca e cobriu-lhe o rosto com o lençol."





Esta foi uma opinião algo difícil de escrever, pois não foi um livro que me tenha cativado, tendo sido um pouco complicado de me manter agarrada a ele.

Este conta-nos a história de Mildred, esposa, mãe de duas filhas, e que se vê arrastar para um divórcio, tendo que ser ela a cuidar da casa e das pequenas, estando a braços com algumas dividas do marido.
Mildred, perante as dificuldades, arregaça as mangas e dedica-se a algo que nunca tinha feito, ao trabalho. Começa por trabalhar num café, onde pouco tempo depois começa a vender as suas tartes, até que consegue abrir o seu próprio negócio, um restaurante. Este expande-se, abrindo filiais noutros locais.
Pessoalmente, Mildred perde uma filha, no entanto agarra-se sempre a Veda. Também alguns homens surgem na vida de Mildred.

O autor, com uma escrita fria e directa, leva-nos a conhecer todas estas personagens, leva-nos a conhecer um bairro e uma comunidade. O modo como o livro está escrito agradou-me bastante, não sendo de dificil leitura e tendo descrições quanto baste.
No entanto, o que gostei menos foram realmente as personagens. Foi a frieza destas, as suas personalidades e a sua maneira de estar. Mesmo a própria Mildred, sendo lutadora, é uma mulher fria e calculista. Veda, a sua filha, é uma criança que, ao longo do livro, nos faz vontade de lhe dar duas galhetas. É altiva, mandona e chega realmente a ser mal educada e desrespeitadora.

Gostei pouco, mas admito que é um livro que tem como ponto forte a escrita do autor, consegue fazer-nos odiar estas pessoas, o que só mostra o talento que esta autor tem.
Um livro que certamente agradará a muitos. Não tenham medo de lhe pegar, quem sabe vos surpreenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário