sexta-feira, 14 de junho de 2013

[Opinião] - "Menina de Ouro" de Chris Cleave




"Kate sentou-se no banco de trás, ao lado de Sophie, segurou nas bochechas dela e beijou-a na testa. Sophie torceu-se e empreendeu acções evasivas, como qualquer maria-rapaz saudável de oito anos faria. Jack sorriu. Colecionava estes sinais de normalidade. Depositava-os no banco, sabendo que, se acumulasse os suficientes, os juros compostos acabariam eventualmente por aumentar o depósito até este ser uma criança em remissão."







Este foi o primeiro livro que li do autor, Chris Cleave. Várias pessoas comentaram que o livro "Pequena Abelha" era um bom livro, o que me fez ficar curiosa em relação a esta leitura. A sinopse também não me deixou indiferente e tive que comprar o livro (que felizmente foi prenda de anos :)) 

Nesta leitura conhecemos várias personagens, todas elas com o seu papel importante para o enredo. Conhecemos vidas que se cruzam, com altos e baixo, dificuldades a serem superadas, vidas que se entrelaçam, pessoas que se tornam importantes na vida dos outros.
Conhecemos Kate e Zoe, duas ciclistas (sprinters) profissionais, duas amigas, duas mulheres... mas diferentes em todas as suas características. Kate, bondosa, trabalhadora, dedicada, sensível mas com uma força que nos surpreende ao longo de toda a leitura. Zoe, descontraída, luxuosa, despegada, talentosa, pessoa que não olha a meios para atingir os seus fins, mas que se vem a mostrar alguém cheio de traumas e dificuldades não superadas.
Conhecemos Jack, marido de Kate, também ciclista, com importância no que diz respeito à vida de ambas as referidas acima. E Tom, treinador de ambas, mas acima de tudo amigo, quase um pai que as conhece melhor que  elas próprias. 
E conhecemos Sophie, uma menina de 8 anos que tem leucemia. Uma personagem que é impossivel não gostarmos. Uma menina que vive a sua doença, lutando sempre para não preocupar demasiado os pais, Kate e Jack, que se refugia nas suas fantasias com a série StarWars, que na sua infantilidade questiona tudo e todos com uma perspicácia apaixonante.

Uma história de luta, de ambições, de escolhas e das suas consequências. Uma história sobre os limites do amor e sobre o que somos capazes de fazer quando amamos alguém. Sobre perdoar. Sobre a doença e a morte. 
Um livro complexo, com histórias que se cruzam, vidas que se interceptam, se complementam e se influenciam. Porque os nossos erros de um dia podem atormentar-nos toda a vida. Porque aquilo que escolhemos hoje, poderá não ser o que queremos amanhã, e todas as nossas escolhas têm consequências, tanto para nós como para quem nos rodeia e nos ama. 

Um livro que gostei muito, que me fez sorrir com a pequena Sophie e a sua força, que me fez empatizar com Kate, odiar Zoe, e não saber o que achar de Jack. Uma leitura completa, com uma escrita cativante e descritiva q.b, que nos transporta para o mundo das relações interpessoais e profissionais, no mundo do ciclismo de profissão, num mundo onde o primeiro lugar nos Jogos Olímpicos é a meta.

Aconselho.

2 comentários:

  1. Excelente prenda de anos! :D
    Tenho muita curiosidade em relação a este autor! ;)
    Tenho "A Pequena Abelha" para ler e espero fazê-lo brevemente! Depois também quero ler este! Bjnhos*

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tua opinião, Ni. Disseste tudo e tão bem! Vou colocar esta opinião no meu blog :)

    ResponderEliminar