segunda-feira, 20 de maio de 2013

[Reportagem] - Lissa Price em Portugal


Lissa Price, autora do livro "Destinos Interrompidos", publicado recentemente pela Editorial Planeta, esteve em Portugal entre os dias 13 e 16 deste mês de Maio.
Nos dias 14 e 15, a autora e a editora disponibilizaram algum tempo a algumas bloggers para puderem ter uma conversa com a autora, de forma mais pessoal. Ainda no dia 15, Lissa Price apresentou o seu livro na Fnac do Colombo.

Foto da autoria do blog Algodão Doce para o Cérebro

O Tertúlias, juntamente com o blog BranMorrighan e o blog A Conspiração das Letras, esteve pessoalmente com a autora, no Hotel Florida, por volta das 17h do dia 15 de Maio.
Lissa Price mostrou-se sorridente desde inicio, sempre bastante disposta a responder ao perguntado, a conversar informalmente conosco bloggers e com bastante satisfação por nos estar a ouvir e a conhecer.

Não querendo desvendar demasiado sobre o enredo do livro "Starters", antes da sessão de apresentação no Colombo, a autora começou por nos falar desta distopia. Esta série, inicialmente chamada "Body Bank", seria apenas constituída por 2 livros, como é preferido pela autora, este primeiro ("Starters") e o livro seguinte, que já está terminado, "Enders". No entanto, o editor da autora pediu-lhe mais um terceiro livro passado neste mundo. Assim, poderemos esperar, um dia, por um terceiro livro.
Entretanto, e antes de começar com o livro referido anteriormente, a autora irá lançar uma nova série YA, bastante diferente desta.
Questionámos a autora sobre as comparações que são feitas entre a sua série e "Os Jogos da Fome". A autora referiu que é uma enorme fã de Suzanne Collins e que sente um misto de lisonja e humildade/simplicidade. Referimos também as comparações que começam a surgir entre este livro e "Nómada" de Stephanie Meyer. A autora não leu o referido livro nem viu o filme, mas concluímos que seria devido ao facto de ser colocado algo no cérebro de um corpo "hospedeiro" (neste caso um chip, no "Nómada" uma alma).

Grande parte da conversa (que não foi demasiado longa) teve como base os personagens do livro e as reviravoltas que estes sofrem. A autora fica bastante satisfeita por saber que o mistério que vai existindo agrada aos leitores. (Não vou alongar muito para não spoilar ninguém) Falámos sobre a cena preferida da autora e sobre "O Velho" um personagem enigmático que nos suscitou alguma curiosidade devido à sua "cara" ser um gênero de televisão. Foi ainda falado sobre o triângulo amoroso que se desenrola na história, e sobre a preferência dos leitores em relação a qual dos dois homens do livro deveria "ficar" com Callie.

A Sofia, do blog BranMorrighan, questionou ainda a autora sobre o processo de colocação do chip no cérebro humano, e como é que Lissa imaginava que toda a troca de corpo/mente se processava, ao que a autora respondeu que imaginava a troca como um gênero de upload/download.

Quanto ao facto deste livro pertencer a uma distopia, a autora refere que realmente pertence mas, no entanto, acabam por utilizar mais o termo "futuristic thriller".
É ainda curioso saber que a autora não refere em que país a acção decorre, nem nos dá uma data para a acção, de modo a que o livro seja desprovido de questões políticas e culturais.

Falamos ainda sobre as variadíssimas viagens que a autora fez e de que forma isso contribui para a sua inspiração. A autora afirmou que acha muito importante que os escritores conheçam outros sítios e outras culturas, que não se limitem a estar sentados ao computador pois são as vivências no local que dão as experiências mais importantes, e que são essas experiências que a ajudam a criar o "seu" mundo, aquele que nos apresenta nesta série.
Sobre a rotina de escrita, a autora refere que é importante escrever todos os dias, de modo a não haver uma quebra no enredo, fazendo com que aquilo que escreve seja mais continuo, completo e congruente.






Após esta conversa informal, que durou cerca de 30 minutos, tanto nós como a autora nos dirigimos para a Fnac do C.C.Colombo onde se realizou a apresentação do livro.





Foi então neste momento, onde também estavam presentes outros bloggers vossos conhecidos, que a autora desvendou um pouco mais sobre como lhe surgiu a ideia para esta série. Lissa referiu que, há uns anos, se dirigiu a uma superfície comercial muito conhecida nos E.U.A para receber uma vacina contra a gripe. No entanto, ocorreu uma ruptura de stock e apenas foram vacinados os individuos mais vulneráveis, ou seja crianças e idosos. Nessa altura sobressaltou-a a ideia de, se em vez de uma gripe fosse uma doença mortal, apenas os membros mais vulneráveis sobreviveriam. Foi assim que surgiu a guerra dos esporos e todo o mundo pós-apocalíptico de "Destinos Interrompidos".
Questionaram a autora sobre em quem se tinha inspirado para criar Callie, ao que respondeu que Callie é uma sobrevivente, com a força que a autora julga existir em todos os jovens. A sua inspiração foi alguém que ela conheceu durante um desastre natural, e que teve que ter essa coragem e força para sobreviver.

Foto tirada pelo blog Os Livros Nossos

No final das questões, a autora autografou os exemplares dos presentes, bem como colocou um carimbo especial em cada livro.

Curiosos? Será que é mais um livrinho para a vossa wishlist?

Um enorme obrigada à Editorial Planeta e, claro, à Lissa.


Sem comentários:

Enviar um comentário