quarta-feira, 1 de maio de 2013

[Opinião] - "A Filha do Conspirador" de Philippa Gregory



"Sinto-me como se estivesse a lutar contra contra uma dor no fundo das entranhas, e a luta é para conseguir respirar. Penso na minha mãe, tão longe de mim e que neste momento deveria estar a meu lado, e penso no meu pai, que passou a vida a lutar e que conheceu o terror derradeiro e definitivo daderrota e da morte."






Sou uma apaixonada por romances históricos. Sou fã desta autora, e como tal tenho sempre altas expectativas em relação aos livros dela.
Este é o quarto livro da série A Guerra dos Primos, da qual já li "A senhora dos rios".

Este livro, narrado na primeira pessoa por Ana Nevile, conta-nos o que sucedeu no trono de Inglaterra na segunda metade do século XV, através da perspectiva desta jovem, filha do Conde de Warwick a quem chamavam "Fazedor de reis".

Para quem não leu "A senhora dos rios" haverá passagens que não fazem sentido, pois são referidos ao longo do livro aqueles que foram os personagens principais no 3º livro da série. E este foi um dos pontos que me intrigou. No livro anterior (cuja opinião podem ler aqui) as personagens Jacquetta e Ricardo Woodvile fazem-nos sonhar com a sua história de  amor, com tudo aquilo que passam, e sentimos carinho por eles. Neste livro, através da visão e da vida de Ana Nevile estes personagens são-nos mostrados como pessoas arrogantes, mesquinhas e maldosas.

Claro que, mais uma vez, Philippa nos traz uma leitura cheia de história, com um contexto que nos transporta para aquele tempo. Onde quase sentidos a força do poder, a luta pelo trono, as mentiras, as intrigas e todas as calunias e vidas desfeitas que são consequência apenas de querer subir mais alto, de querer o lugar do rei.

Este não foi o livro que mais gostei da autora, sinto que faltou algo que me prendesse mais. No inicio, tudo ocorre depressa mas, assim que se dá a reviravolta, parece que o enredo estagna, até quase ao final do livro. Mas não deixa de ser um bom livro, que sei que os fãs desta autora vão gostar, e vão ficar certamente ansiosos à espera que sejam publicadas mais obras dela.

1 comentário:

  1. Esse é o próximo da minha lista dos livros da philippa gregory para ler. Dito isso, acho que a sua crítica é um problema recorrente em todos os livros dessa autora que eu já li (5 no total) o que me dá uma desanimada grande de comprá-los. Chega num ponto do livro que a história simplesmente pára e pra recobrar o ritmo é uma luta. É o tipo de livro que não me vejo relendo o que é uma pena porque é muito agradável em outros pontos. Eu gostaria que fizessem séries de tv de todos os livros dela, como fizeram com a série Guerra dos Primos dela. Acho que as histórias dela são mil vezes mais agradáveis de se assistir do que ler principalmente porque acho que ela é muito dura com as personagens femininas dela e deixa os personagens masculinos fazerem o que quiserem sem tecer qualquer crítica quanto a eles como homens. Eu achei a versão dela da Ana Bolena terrível e me esfriou muito dos livros dela.

    ResponderEliminar