sábado, 27 de abril de 2013

[Opinião] - "Nas Asas do Amanhã" de Sarah Sundin





"Não era responsável pela morte de Jim, tal como não era responsável pela morte de Ray. A sua luta interna levara-o ao combate e ele próprio escolhera fazer uma segunda comissão. Para além disso, crescera em confiança, em coragem e em força. Talvez precisasse mesmo de ir. Ao menos tinha morrido em paz."








Este é o terceiro, e último, livro da trilogia Asas de Glória. Podem ver as opiniões do primeiro e do segundo volume aqui no blog.

Neste livro é-nos contada a história de Ray, um dos 3 filhos da família Novak. Nos primeiros dois livros conhecemos os outros dois irmãos, Walter e Jack, bem como as suas paixões, Allie e Ruth.
Os três livros passam-se no mesmo período de tempo, e vão-se "cruzando" em diversos pontos, pelo que, através da leitura dos dois primeiros volumes, já sabiamos algumas das peripécias que acontecem a Ray neste último livro. Claro que aqui todas as situações nos são contadas de forma mais completa, e através da visão deste personagem.

No que diz respeito às missões e á vida profissional de Ray, este livro é bastante semelhante aos outros dois. Continuo a gostar bastante do tema e do contexto da segunda grande guerra, no entanto o que nos é contado acerca dos aviões e de algumas das missões já nos é familiar das leituras anteriores. Assim, o ponto forte deste livro, e o que me fez gostar mais deste do que do segundo volume, é a história de Helen Carlisle, o amor de Ray. Uma jovem de 22 anos, viúva e com um filho pequeno, que acarreta consigo anos de sofrimento enquanto esteve casada, e que continua a viver o horror da violência. Vive com os seus fantasmas até se conseguir libertar dele, por si e pelo seu filho, Jay-Jay.

Um tema que é transversal aos três livros, e que se encontra bastante marcado na trilogia, é a religião. A familia Novak é extremamente religiosa, o pai dos jovens é pastor, e Ray tende a seguir-lhe as pisadas. No entanto, neste livro, a religião é focada, a meu ver, de forma mais subtil, o que tornou a leitura (para mim que tenho algumas reservas no que diz respeito a deus e à religião) bastante mais interessante.

Um bom livro para terminar esta trilogia. Uma história de luta, de sofrimento, de sobrevivencia, de força e de redenção. Aconselho, em especial a quem leu os livros anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário