quarta-feira, 24 de abril de 2013

[Opinião] - "Não Deixes que me Levem" de Catherine Ryan Hide



"Nem tinha dado três passos quando uma mão a impediu de continuar. A mão tinha aparecido do nada e tapou-lhe a boca para não gritar. Depois outra mão agarrou-lhe a cintura e arrastou-a escadas abaixo até ao apartamento da cave, quer quisesse quer não. Queria gritar, tentou dizer <>, mas a mºao tapava-lhe a boca com força. (...) fora raptada pela própria mãe."





Nunca tinha ouvido falar desta autora até ao dia em que a Publicações Europa-América publicou este livro. Foi nessa altura que fui pesquisar e descobri que a autora já tem mais dois livros públicados pela mesma editora.

Li-o o mês passado e posso dizer que foi das leituras que mais gostei nestes 4 primeiros meses de 2013. Fiquei bastante satisfeita por ter descoberto esta autora, e este livro elevou as expectativas para quando puder ler os outros.

Catherine Ryan Hide conta-nos a história de Grace, uma menina de 10 anos, filha de uma toxicodependente, que vive com a mãe. Esta, no entanto, tem nas drogas uma "prioridade", um vicio que não consegue largar, mesmo andando em grupos de ajuda, o que faz com que negligencie as necessidades da filha, em especial o afecto e a atenção.
A menina, no entanto, gosta da mãe, e percebendo a situação quer apenas que a progenitora se trate, para que a segurança social não a leve.

O livro conta-nos então a luta desta menina para conseguir o seu grande objectivo. Ao longo deste caminho Grace (e nós leitores) conhece Billy, um homem com agorafobia que não sai de casa há város anos; Rayleen, uma jovem que tem um passado misterioso, Filipe, Lafferty, Sra.Hinman e Jesse; todos eles vizinhos de Grace e que a ajudam no seu plano para "salvar" a mãe e a sua vida a duas.

A autora tem uma escrita cativante, descreve-nos os personagens de modo a que possamos imaginá-los, e criou-os todos com caracteristicas peculiares e histórias de vida diferentes, o que confere ao livro alguma complexidade e conteudo para além do enredo entre mãe e filha. É uma história comovente, ternurenta e que mostra até onde a amizade pode ir, até onde a degradação pode levar as pessoase ,até onde vai o amor de uma filha.

Gostei muito e aconselho pois acho que vão gostar.

4 comentários:

  1. selinho para ti no Delicias à Lareira :)

    ResponderEliminar
  2. É desta autora um dos livros que mais gostei até hoje, "Favores em Cadeia". Não li mais nada da autora, entretanto, mas estou muito curiosa com esta história.

    ResponderEliminar
  3. É desta autora um dos livros que mais gostei até hoje, "Favores em Cadeia". Não li mais nada da autora, entretanto, mas estou muito curiosa com esta história.

    ResponderEliminar