quarta-feira, 24 de abril de 2013

Desafio - Conhece os seus hábitos de leitura?

"Hoje, Dia Mundial do Livro, tenho um desafio para vos lançar. Um pequeno questionário sobre os nossos hábitos de leitura para nos ficarmos a conhecer melhor! ;)Se tens blog usa estas perguntas e publica-as com as tuas respostas. Se não tens, porque não envias um mail aos teus conhecidos e esperas pelas suas respostas?"

 
1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito? 
Geralmente não petisco enquanto estou a ler, mas quando fico a ler até mais tarde e me dá a fome acabo por ler enquando ceio (geralmente são as sobras do jantar por isso não há nada de bolachas, batatas fritas e afins)
2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura? 
Chá (blueberry muffin e cupcake de morango da Lipton já provaram?)
3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável? 
Acho que escrever nos livros é uma ideia abominável. Quando quero marcar alguma passagem em especial utilizo post it's, ou então escrevo num bloco ao lado.
4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Para quem não sabe faço colecção de marcadores, mas não os uso são mesmo de colecção apenas. Assim sendo, utilizo um dos marcadores que tenho "repetidos". Actualmente, e como me ofereceram uma capa de livro que tem um marcador proprio, é esse que utilizo.
5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Ficção. Mas não quer dizer que não goste de um bom livro de não-ficção.
6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Gosto de ler até ao fim do capitulo (o livro que leio actualmente não tem capitulos, o que me irrita imenso)
7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite? 
Nunca jamais em tempo algum. Trato os meus livros como reliquias.
8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Geralmente leio o resto da frase para ver se consigo supor o que significa. Se não conseguir recorro ao meu "dicionário" mais próximo: a minha mãe. Se ela não souber, então sim vou procurar o que significa.
9. O que estás a ler presentemente? 
Estou a acabar o "Corações Gelados" de Laurie Halse Anderson, e vou começar a ler uma "surpresa" da Editorial Planeta.
10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
eia,essa pergunta é dificil Sinceramente não me lembro bem, mas acho que foi o "Nunca me esqueças" da Lesley Pearse
11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
De cada vez só leio um livro porque não dá jeito estar com dois livros na mão ao mesmo tempo (hahaha xD)... agora a sério, depende dos livros. Por vezes, e se o livro que estou a ler for demasiado pesado para transportar na rua confortavelmente, leio dois, um em casa e outro nos transportes.
12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
A verdade é que leio facilmente em todo o lado, e em qjalquer altura do dia. Geralmente leio no metro, quando entro, quando vou lá em pé, quando saiu, enquanto subo as escadas... mas prefiro ler na minha cama, sossegadinha, durante a madrugada.
13. Preferes séries ou histórias únicas? 
Histórias únicas, apenas por uma razão: não me sinto "obrigada" a gastar dinheiro no volume a seguir xD

14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
Lesley Pearse, Juliet Marillier, Florencia Bonelli...
15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Neste momento está...o caooooos! Tenho que a arrumar por editora, e "dentro" da editora por ordem alfabética de autor. Mas para já está "desarrumada por ordem de chegada".

4 comentários:

  1. "Desarrumada por ordem de chegada", tal e qual a minha xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha é um modo de "arrumação" como qualquer outro xD

      Eliminar
  2. Olá! Obrigada por participares neste meu desafio! É giro ir descobrindo o questionário por aí!! :)

    Boas leituras!
    Fernanda

    ResponderEliminar