quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

[Opiniões Tertulianas] - "Um Homem Inquieto" de Henning Mankell





"Sob a chancela da Editorial Presença, chega-nos o título mais recente da série Wallander do famigerado autor sueco Henning Mankell, intitulado Um Homem Inquieto. Um título que se adequa perfeitamente ao conteúdo narrado(...) É portanto uma trama com uma carga dramática muito intensa, oscilando entre o término: a morte, e os ensinamentos da vida no que concerne a relações pessoais que balança um lado de espionagem ao mais alto nível." in Menina dos Policiais.







Henning Mankell, um “senhor” no que diz respeito a policiais, conta-nos neste livro a aventura de Kurt Wallander, um polícia de 60 anos, divorciado e sozinho, que promove uma investigação pessoal na procura do sogro da sua filha, Linda, pai de Hans, marido de Louise, sendo ele Håkan von Enke. Este desaparece misteriosamente, 3 meses após a festa do seu 75º aniversário, onde mantém uma conversa reveladora sobre acontecimentos da década de 80, algo estranha e desconfortável para Kurt. Kurt interroga-se se no dia da sua festa o aniversariante não lhe teria querido dizer algo com aquela conversa, e parte em busca de Håkan, naquele que se transforma num fantástico policial repleto de suspense. 

Pelo caminho, Kurt vai conhecendo diversas personagens ligadas a Håkan, e reencontra outras do seu próprio passado. Paralelamente, Kurt vai enfrentando a sensação desagradável de envelhecer, algo que detesta. 

Um policial magnífico, interessante e cativante – pela história e pelas personagens - que nos leva a conhecer melhor a Guerra Fria, expondo lados, ideais políticos, tácticas militares, traições e enganos, tudo em volta da descoberta da espionagem e seus agentes. 

Contudo, o autor é vítima do seu próprio sucesso, pois a construção das personagens é bastante completa, sendo que temos acesso à vida de todas elas criando uma rede de sentido teatral que faz o fundo desta história, mas, no final, fica a faltar mais. Apesar de inesperado e sensacional, a sensação que fica é de que estão a faltar 30 páginas ao livro, ou então que o autor apenas tinha mais 10 páginas para a sua conclusão. 

De qualquer forma, aconselho a leitura desta história que nos leva a conhecer melhor o funcionamento da Guerra Fria e seus intervenientes, baseando-se em histórias de espionagem e teorias de poder bélico. 

Podem ver a ficha do livro aqui.
Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário