segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

[Opinião] - "Shadowfell" de Juliet Marillier




" - Esperança de que chegue um dia, um dia apenas, em que o mundo não esteja às avessas. Um dia em que não precise de preocupar-me com a tua segurança; um dia em que eu possa abrir portas e portadas e deixar o sol entrar. Um dia em que não haja batalhas para travar e em que o bem e o mal sejam tão distintos como a luz da escuridão (...) Temos de esperar muito tempo para vermos esse dia. Talvez nunca chegue."








Entrei nos mundos maravilhosos com que Juliet Marillier nos presenteia à poucos meses, e fiquei completamentamente rendida à escrita desta senhora. Ela consegue fazer-nos embrenhar de tal modo nos locais e nos enredos que ela cria que somos quase personagem daquela fantástica história.

Tal como nos restantes livros, e mesmo tendo altas expectativas em relação a este livro, a autora não me desiludiu.

Nesta obra, a magia é o ponto central, como nos restantes livros que li da Juliet, no entanto desta vez a magia não é vista como um dom, não é algo alvo de cobiça ou algo visto como superior, mas sim de modo negativo e como algo que deve ser eliminado. Assim, conhecemos Nery, uma jovem com um Dom Iluminado que, após perder toda a familia, é obrigada a fugir e a procurar ajuda para esconder o seu poder. Esta jovem vai sabendo, ao longo do seu caminho e devido à ajuda d'Os Boa Gente, que pode ser capturada e pode ser uma arma poderosa, quer a sua magia seja utilizada com um bom fim, ou pelos inimigos.
Somos envolvidos num mundo misterioso, onde reina o medo e a angustia, mas também onde há amizade e amor.
Para além de Nery conhecemos Flint. Durante a estória temos sentimentos ambivalentes em relação a este personagem. Será que é realmente bom e ajudará Nery, ou será um impostor apenas interessado no seu Dom para o entregar ao rei?

Mais um mundo fantástico, mais um mundo Marillier, que aconselho vivamente a que se percam nele.


6 comentários:

  1. Ainda não li este da Marillier:P Mas já li outros e para mim ela é uma das melhores escritoras da literatura fantástica actualmente

    ResponderEliminar
  2. Olá :) Sei que fazes divulgação de blogs. Posso-me candidatar? :D

    ResponderEliminar
  3. Olá Olá:)
    Manda-me um mail para o email aqui do blog :)

    ResponderEliminar
  4. olá :) podia me dizer em que página se encontra a citação que utilizou?

    ResponderEliminar