domingo, 24 de fevereiro de 2013

[À Lareira com] INTERNACIONAL - Jennifer Armintrout



À Lareira com...Jennifer Armintrou, autora dos livros "A iniciação", " A possessão" e "Cinzas".

Fale-nos um pouco sobre si:
Claro. Sou uma das autoras Bestselling dos EUA actualmente, vivo no Michigan, um estado conhecido como "America's high-five" por se parecer com uma mão. Tenho o meu marido, 2 filhos, 2 cães, 2 gatos, 4 peixes e 1 rato, e vivemos numa antiga fazenda numa pequena cidade rural.

Pode falar-nos um pouco mais da série Laços de Sangue?
Bem, a série Laços de Sangue segue o Dr.a Carrie Ames, que é atacado por um paciente vampiro. Ele passa o resto da série como que preso entre duas facções de vampiros, nenhuma delas muito boa em tudo. 

Como se inspirou para esta série?
Costumava trabalhar num hospital, e um dos trabalhos que eu fazia era levar os mortos para a morgue. Comecei a pensar o que aconteceria se um deles fosse , na realidade, um vampiro que se poderia levantar e atacar-me. De alguma maneira, alguns anos mais tarde, foi daí que saiu a primeira cena para "The Turning".

Publicou o seu primeiro livro aos 26 anos. Quando e como decidiu tornar-se escritora?
Nunca pensei que seria escritora. Fui para a faculdade e mudei o meu curso várias vezes, de ciencias politicas para ciencias mortuárias para matémática, e nenhum deles estava a resultar. Depois engravidei, que não foi planeado, e tive que desistir dos estudos. Escolhi a escrita por ser algo que eu poderia fazer a partir de casa. Já tinha escrito fanfics durante varios anos, pelo que achei que seria muito mais fácil escrever as minhas proprias histórias sem estar confinada às criações de outras pessoas.

Também tem alguns livros do género erótico, através do seu pseudónimo Abigail Barnette. Porque começou a escrever como Abigail?
Comecei a ficar um pouco saturada de escrever apenas fantasia e santasia urbana. Vendi "The turning" em 2004, então entre esse ano e 2010 escrevi 7 livros dentro desses generos. É divertido mudar para um genero de escrita totalmente diferente, um estilo de história diferente. Erótico é um genero realmente divertido de escrever.

Como escolhe, no geral, os géneros em que escreve os seus livros?
Na verdade não os escolho, apenas tento ter ideias que acabam por ser de um determinado genero por coincidencia. Passo bastante tempo a pensar sobre coisas assustadoras, pelo que me surgem ideias assustadoras e acontece que há, realmente, um mercado para elas. Sorte a minha.

Quais as suas outras inspirações para escrever?
Vou buscar bastante inspiração a imagens, em especial com determinado gradiente de cores. Todas as historias têm, na minha mente, um "sentimento" colorido associado, e olhar para fotografias ou pinturas com essas cores inspira-me. Por vezes uma música consegue captar um sentimento e eu retiro inspiração daí.

Como concilia a escrita com os restantes aspectos da sua vida, como ser esposa e mãe?
Trabalhar em casa é uma grande vantagem para o trabalho. Estou em casa o dia todo e disponivel para a minha familia, em vez de estar fora o dia todo e chegar demasiado cansada para fazer o jantar. Posso fazer pão durante o dia enquanto escrevo, ou limpar a casa, coisas assim, e isso torna tudo muito mais fácil, na minha opinião, do que conjugar a minha familia com um emprego tradicional.

 Tem alguma rotina de esccrita?
Tento escrever todos os dias. Fora isso, apenas me debruço sobre a escrita quando posso.

Tem algum projecto literário em mente?
Em Janeiro, saiu o meu primeiro livro como Abigail Barnette. Chama-se "Silent Surrender" e é sobre uma mulher surda em 1841 que contrata um homem para ser seu amante durante uma semana. Estou também a trabalhar em alguns projectos como Jennifer Armintrout, incluindo um par de romances, o que será uma estreia para mim, mas não posso partilhar quaisquer detalhes sobre eles ainda.

Pode dizer-nos algumas das suas inspirações literárias, como livros e autores preferidos?
O meu livro preferido de todos os tempos é "Os Miseráveis" de Victor Hugo. O meu segundo livro preferido é "Moby Dick" de Herman Melville, estou actualmente num processo para fazer uma tatuagem dedicada ao livro. Autores contemporaneos, adoro Sena Jeter Naslund e Stephen King, Neil Gaiman e, claro, autores de romance e fantasia urbana, que são demasiados para estar a enumerar.

Para terminar, pode deixar uma mensagem para os seus leitores portugueses e para os aspirantes a escritores?
 Obrigada por lerem o meu trabalho. Aspirantes, "hang in there". Terminem o vosso livro. Respeitem a vossa escrita e nunca jamais desistam.

Obrigada Jennifer. 

2 comentários:

  1. Olá! Parabéns pela entrevista está fantástica =)
    Não sei se foi erro da tradução mas a personagem principal da série é uma mulher e não um homem, ou seja, é a Dra. Carrie Ames...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não foi erro de tradução, deve ter sido um lapso da autora, vou ja corrigir :)
    Obrigada :))

    ResponderEliminar