quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

[Cinema] - Os Miseráveis







Fui, no sábado passado, ver o filme "Os miseráveis". Para quem não sabe, é um musical, e eu adoro musicais admito (apesar de ter ouvido pessoas dizerem "ah que engraçado, as pessoas neste filme cantam", lol).

O filme é uma adaltação ao cinema da obra de Victor Hugo (já tinha sido adaptado em 1998 com actores como Liam Neeson e Uma Thurman). Este passa-se em França, em meados do século XIX, "num contexto histórico que cobre o período entre a batalha de Waterloo e as barricadas de Paris". Conta-nos a história de Jean Valjean, um homem condenado a 20 anos de prisão por roubar um pão. No final da pena é-lhe dada a liberdade condicional, sendo referenciado como muito perigoso. Assim, Valjean, foge e muda de identidade levando uma vida de redenção e luta contra as injustiças existentes na época.
Durante os anos em que está evadido cruza-se com as histórias de vida dos restantes personagens: Fantine, uma mulher que, sofrendo as injustiças de que falo, tem que passar por diversas provações para poder dar aquilo que julga ser uma melhor vida à sua filha, Cosette. Esta última, acaba por ser entregue a Jean Valjean, que a trata como pai, e acaba por se apaixonar por um jovem revolucionário da época.
Outra das personagens principais é o Inspector Javert, que passa grande parte da sua vida no encalço de Valjean.

Um filme que nos toca de diversas maneiras. Tanto me ri, como chorei durante as quase 3 horas em que decorre o mesmo. Falando-nos de injustiça, de sofrimento, de pobreza e desigualdades, fala-nos ainda de fora, de coragem, de união e de amor. Quando chegou ao fim, um vazio imenso invadiu-me, foi inexplicável e as palavras não chegam para descrever o quanto gostei deste filme. Se pudesse teria ficado naquela sala de cinema mais três horas, e tinha voltado a estar redeada daquelas personagens, naquele contexto tão duro mas ao mesmo tempo tão magnifico.

Só posso aconselhar, sem duvida, a que vejam o filme (e claro, leiam a obra). Dos melhores filmes da minha vida, sem dúvida.

Trailer aqui.

Os momentos que mais gostei (músicas):


Anne Hathaway - I Dreamed a Dream

Samantha Barks - On my own

Eddie Redmayne - Empty Chairs at Empty Tables 

Personagem mais tocante (atenção, é a minha opinião, foi uma personagem que me tocou realmente, mesmo sendo secundária, pelo papel que tem na acção. Todas as outras são excepcionais claro): Gavroche

Gavroche - Do you hear the people sing

1 comentário:

  1. Tenho o livro para ler há bastante tempo... É pena que as pessoas só se lembrem destes clássicos quando eles vão para o cinema.

    ResponderEliminar