quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

[Caminhos de Portugal] - Sesimbra






Sesimbra é uma Vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Alentejo e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 23 800 habitantes (2011). É sede do município com o mesmo nome com 195,01 km² de área e 49 500 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias: Castelo, Santiago e Quinta do Conde. O município é limitado a norte pelos municípios de Almada e do Seixal, a nordeste pelo Barreiro, a leste por Setúbal e a sul e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. A foz do rio Sado, a serra da Arrábida,o cabo Espichel e lagoa de Albufeira fazem parte da paisagem natural de Sesimbra. A terceira freguesia do municipio, designada por Quinta do Conde, tem igualmente o estatuto de Vila.


Existem vestígios da presença humana em Sesimbra desde o período do calcolítico (3000 a.C.). Na Idade do Ferro (VIII-II) foi habitada pelos cempsos que estão na origem do nome da vila.
Em , 15 de Agosto de 1201 foi concedido aos habitantes de Sesimbra a Carta de Foral, documento régio que aplica os direitos e deveres.
Foi no reinado de D. Dinis, sexto rei de Portugal, que se criou a Póvoa de Ribeira de Sesimbra, pequena aldeia de pescadores, junto ao mar.
A aldeia cresceu muito e tornou-se vila à época dos Descobrimentos.
Sesimbra passou a ser um importante porto de construção naval e de abastecimentos de embarcações.


1 comentário:

  1. Grata pelas informações sobre Sesimbra, assim como às diversas referências na aba "Caminhos de Portugal", aqui no seu blog. Estou no Brasil e muito me alegra conhecer, mesmo que virtualmente, dados sobre a região portuguesa; se puder, prezada blogueira, atender a um trio de pedidos, ficarei grata pelos favores: indique a autoria das fotos( assim poderei divulgá-las ainda com maior riqueza de detalhes), aumente a abrangência das referências, assim como traga dados sobre a vila de Alenquer.


    Aqui no Brasil, sou natural de uma pequena cidade, colonizada pelos portugueses e que tal como a maioria, também recebeu denominações lusitanas. A minha pequena Alenquer está no estado do Pará, na região conhecida como Baixo Amazonas, na região norte do país. Ladeando a cidade,temos Santarém, Óbidos, Monte Alegre, entre outras localidades com nomes semelhantes aos portugueses. Posso contar com a sua ajuda para avistar fotos e pormenores atualizados sobre o caminho que leva até à vila lusitana de Alenquer? Gratíssima.

    Que os últimos dias de dezembro de 2012 sejam emissários de momentos muitos felizes, prezada senhora.

    ResponderEliminar