sábado, 3 de novembro de 2012

[Personalidades] - Dale Carnegie

Queridos Tertulianos e Tertulianas, 

hoje uma inspiração minha - Dale Carnegie. Conheci-o através do seu famoso livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e gostei muito. A aliar a outras inspirações que já aqui vos apresentámos, este escritor foi também fundamental para a minha escolha pela Psicologia. Já ouviram falar nele? Ora vejam :)
Ivonne

Vida

Dale Breckenridge Carnegie nasceu em Maryville, Missouri, no dia 24 de Novembro de 1888 e morreu em Forest Hills no dia 1 de Novembro de 1955. Foi um escritor e orador muito conhecido.

De família humilde, a sua infância foi vivida no pequeno vilarejo de Maryville. Embora trabalhasse com os seus pais numa pequena fazenda, o seu maior interesse eram os estudos. Almejava graduar-se na Faculdade de Warrensburg.

Foi vendedor e aspirante a actor. Apesar do seu perfil modesto, tornou-se famoso pela sua ênfase na melhoria do ser humano.

Carnegie foi um pioneiro e disseminou os seus pensamentos, mostrando como é possível transformar pessoas. Tudo começou quando ele participou na pesquisa da Ciência do Sucesso coordenada por Napoleon Hill. Nessa altura, apaixonou-se por temas ligados a lidar com pessoas, abandonando a carreira de actor. Assim, viajou para Nova Iorque e começou a dar aulas de comunicação na Escola Cristã.

Carnegie faleceu da doença de Hodgkin's (uma forma de cancro que se origina nos gânglios do sistema linfático).

A sua obra, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é, ainda hoje, uma das mais lidas em todo o mundo, com cerca de 50 milhões de obras vendidas em todo o mundo, e a empresa que fundou, a Dale Carnegie Training, é hoje uma organização multinacional que se tornou líder mundial em treinos empresariais.

Mais de 60 milhões de cópias dos livros de Dale Carnegie foram impressas e publicadas em 38 idiomas.

Obras:

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (How to Win Friends and Influence People)
Como Evitar Preocupações e Começar a Viver ("How to Stop Worrying and Start Living)
Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios (The Quick and Easy Way to Effective Speaking)
Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho (How to Enjoy Your Life and Your Job)
O Líder em Você (The Leader in You)
Administrando Através das Pessoas
Lincoln - Esse Desconhecido
Como Venceram os Grandes Homens

Curiosidade

Em 1941, embalado pelo sucesso de Dale Carnegie, Irving Tressler escreveu uma paródia intitulada Como Perder Amigos e Aborrecer Pessoas. Plagiou a capa da obra original, nela colocando a própria fotografia, indicando num dos cantos: "Um milhão de cópias a vender".

Tressler suicidou-se em 1944, aos 35 anos de idade. Por causa da similaridade de títulos e de capas, muitas pessoas associaram-no a Dale Carnegie, tendo corrido a notícia de que Carnegie se tinha suicidado.

Fonte: Wikipedia.

Sem comentários:

Enviar um comentário