quarta-feira, 28 de novembro de 2012

[Opiniões tertulianas] - "O Último Segredo" de José Rodrigues dos Santos




"Através deste livro, José Rodrigues dos Santos expões fraudes e manipulações de acontecimentos que aparecem na Bíblia e que são a base de toda a religião. Revelações sobre Jesus, sobre a sua visão do mundo e sobre o que ele acreditava. Manipulações e fraudes por parte de seguidores, de forma a que os acontecimentos se encaixassem e se tornassem proféticos." in Páginas Encadernadas







Com “O Último Segredo”, José Rodrigues dos Santos traz-nos, no mais recente capítulo da colecção Tomás Noronha, uma história referente ao segredo basilar do Cristianismo Católico: A verdadeira identidade de Cristo.

Num discurso muito fluido e de fácil leitura, o autor leva-nos a descobrir a história de Jesus Cristo, o Homem e a Lenda, num texto impossível de ser interrompido. Cada página faz a ponte para a seguinte, tornando o acto de “fechar o livro” numa acção de difícil gestão. A linguagem acessível mas controlada ajuda o autor a prender o leitor numa viagem que passa a ser sua.

Este livro tem início com o brutal assassinato de uma paleógrafa, ocorrido na Biblioteca Vaticana, quando esta consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblica, o Codex Vaticanus. Aqui, a polícia italiana vê-se obrigada a pedir ajuda ao historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, personagem principal deste romance.

Já cativos na história, o autor leva-nos a acompanhar Tomás e Valentina, a inspectora italiana responsável pelo caso, na perseguição às pistas deixadas por uma mensagem encontrada ao lado do corpo da paleógrafa. Durante a viagem, somos imbuídos pelo suspense e tensão adjacente a toda a trama, enquanto aumentam os homicídios e se desvendam muitos dos antigos enigmas da Bíblia.

José Rodrigues dos Santos mostra, assim, uma histórica interessante e cativante, onde não faltam referências históricas autênticas, que dão mais vida e realismo a todo o romance.

Um livro fascinante para quem gosta de romances policiais, de aventura e suspense, mas acima de tudo, para os amantes de romances históricos.

Tiago A.G. Fonseca

1 comentário:

  1. Antes de mais, concordo em 100% com a opinião ;)

    E uau *.* não estava à espera de ter direito a um excerto da minha opinião. Babei completamente! Obrigada :)

    ResponderEliminar