terça-feira, 16 de outubro de 2012

[Opinião] - "O Sedutor" de Madeline Hunter




 "O grande perigo estava ali, naquele abraço. A verdadeira perda podia ser o contentamento que ele tinha agora com aquela mulher, e a liberdade que o seu espirito sentia quando estava total e completamente com ela."







Este foi o primeiro livro que li da Madeline Hunter. Não sei porquê nunca me tinha sentido tentada a ler nenhum mas, depois de tanto "ouvir falar" decidi espreitar o livro novo. E foi uma surpresa boa, bastante boa até.

Este livro conta-nos a história de Diane, orfã que viveu a sua infância e adolescencia num colégio interno, sem saber nada do seu passado, apenas a ser visitada pelo seu tutor , Daniel St.John. Até ao dia em que ele a leva consigo para Londres. Aí a vida de ambos sofre grandes mudanças, que nenhum deles esperava.

A escrita da autora cativou-me desde a primeira linha. Sem utilizar uma linguagem demasiado arabesca nem enfadonha, descreve-nos as os locais e as situações com uma complexidade e preenchimento que consegue transportar-nos para a cena que estamos a ler. Passando-se no ano de 1818 as descrições fazem-nos entrar e compreender um pouco melhor o contexto que envolve as personagens.Também estas são bastante bem apresentadas, tanto a nivel fisico (o que faz com que as imaginemos perfeitamente) como a nivel sociocultural e psicológico. A autora faz-nos sentir as angustias, as ansias, os medos e o temperamento dos que nos acompanham ao longo do enredo, em especial das personagens principais claro.

Para além de Diane, que felizmente, não é de todo uma menina ingenua (como nos são apresentadas muitas das personagens femininas de livros, em especial alguns deste genero), e de Daniel, que tem o seu ar carismático e misterioso que o torna extremamente atraente, Madeline dá-nos a conhecer outras personagens bastante interessantes e relevantes. Gostei imenso de Jeanette, irmã de Daniel, e que com ele partilha segredos e mágoas antigos. E Pen, uma mulher de um estatuto elevado que se separou do marido, mesmo sendo isso um escandalo para a época.

A história é completa, tem romance, sensualidade e mistério, desde a primeira á ultima página, o que faz com que não o queiramos largar até sabermos o que realmente se passa. E o melhor é que só mesmo no fim ficamos a conhecer pontos fulcrais da trama, com a chegada de novas personagens e o crescimento de outras.

Gostei muito, foi um livro que me deu bastante prazer ler e que leria novamente com imenso gosto. E claro, os restantes livros da autora já estão na lista para virem para casa e serem lidos.
Aconselho, sei que irão gostar.

1 comentário:

  1. Eu acredito no teu discernimento!
    Os livros para mim têm de ter três coisas:
    - Uma capa atraente
    - Um título misterioso
    - Uma sinopse/história chamativa

    Não era para adjectivar nenhum dos 3, mas saiu-me!
    eu disse 3? queria dizer 4:
    uma escrita simples, fácil, nada "demasiado arabesca nem enfadonha" lol ;))

    Aposto que vou gostar, vai para a listinha de prendas de Natal ;))

    ResponderEliminar