terça-feira, 30 de outubro de 2012

[Cantinho da Semana] - Monster blues






Hoje venho falar-vos do Monster blues, blogue de Carla M. Soares, autora de “Alma Rebelde”.

A autora, na sua descrição, diz-nos que gosta “de palavras. Mais do que devia, se calhar. Leio todos os dias, é uma necessidade, uma compulsão. E escrevo, quando posso e muitas vezes quando não posso.”

Apesar da primeira publicação do blogue ter sido em Março de 2011 e de ter parado durante meses, a autora refere que considera que o “blogue (re)nasceu a 25 de Agosto de 2011 com o conceito actual, um blogue muitíssimo pessoal ligado ao que me agrada - e como o que mais me agrada são as palavras, e se calhar por associação as imagens, falo de livros, filmes, quadros, o que seja, publico as minhas coisas, comento o que me apetece. No essencial, escrevo.”

Carla referiu que nem sabe como lhe surgiu a ideia.

“Lembrei-me de ver como se fazia, e pronto, abri uma conta no blogger sem ter nenhuma ideia definida.”

“Sempre adorei ler, sempre li muito. E escrevo, claro. Quando dei de caras com estes blogues, ficou claro que, se ia ter um, só fazia sentido ser sobre palavras.”.

“(…) continuo a não ter nem querer parcerias, não publicar novidades, não fazer passatempos. Tem a desvantagem de ser menos dinâmico, ter menos visitas, e a vantagem de me manter livre de quaisquer obrigações. Infelizmente, não tenho a disponibilidade nem a imaginação para actualizações diárias, mas publico o que me apetece, e fico contente quando agrada.”

A inspiração para o nome Monster blues surgiu-lhe “instantaneamente, tanto que nem sei muito bem explicar como.”  

“se me ponho a pensar nele ou o digo, vêm-me à cabeça imagens de chuva nas vidraças e uma lareira acesa no inverno, da Aretha a cantar your daddy’s rich and your mamma’s good lookin’ , que nem sei se é blues nem me importa, e aquela hora ao fim do dia em que o sol paira sobre a planície uns instantes antes de desaparecer, e parece que fica tudo de respiração suspensa... Uma confusão muito confortável de ideias e impressões. E, por estranho que possa parecer, lembro-me sempre de Edward Scissorhands, o monstro solitário com mãos de tesoura e coração de biscoito... O que é que isto tem a ver com os livros? Nada. E tudo, não é?”

O mais gratificante para Carla tem sido “as visitas e mais ainda os comentários”. Referiu ainda que gosta que a leiam e gostava que comentassem mais, “dissessem bem ou mal, acrescentassem informação, opinassem. Tenho uns quantos seguidores, que não me visitam sempre e raramente ‘falam’ comigo pelo blogue. Tenho pena. É muito gratificante saber o que as pessoas pensam sobre aquilo que publicamos, seja uma opinião sobre um livro, um texto...”

 “É agradável ter um lugar onde ficam de reserva algumas ideias, as opiniões, etc, que é pessoal em todos os aspectos. É giro ir de vez em quando lá atrás e pensar: “Mas eu escrevi isto? Pensei isto sobre o livro X e o filme Y?”


Que tal espreitarem este cantinho novo?
Obrigada Carla e Monster blues :)




1 comentário: