quinta-feira, 18 de outubro de 2012

[Caminhos de Portugal] - Centro Geodésico de Portugal







Situado no concelho de Vila de Rei, cerca de 40 quilómetros a norte de Alvega, o Centro Geodésico de Portugal, situado no Picoto da Milriça, faz jus à categoria de centro de Portugal, em dias de boa visibilidade, o ponto culminante de Vila de Rei oferece oportunidade para contemplar a serena planície alentejana a sul, a leste, o Alto-Alentejo, e percorrendo os quadrantes de nascente, a norte e poente, as serras de Muradal, Gardunha, Alvelos, Estrela, Aire e Montejunto.

O Picoto da Milriça está estreitamente associado à história da cartografia moderna em Portugal. Esta começou em 1790, no reinado de D. Maria I, quando a soberana convidou D. Francisco Ciera, lente da Academia Real da Marinha, a iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, para a elaboração da Carta Geográfica do Reino.


Logo em 1802, foi construído o vértice geodésico da Milriça que pertenceu ao grupo dos primeiros 32 vértices nacionais. Este famoso "Picoto" é uma pirâmide de alvenaria com 3 metros de base e 9 metros de atura, quase com dois séculos de idade.


Os trabalhos da triangulação foram, porém, interrompidos em 1803, por força da situação política da época e mais tarde concluído após 1834. Hoje existem espalhados pelo país cerca de 8 000 vértices geodésicos, muitos dos quais construídos em locais quase inacessíveis. Foi, graças à abnegação dos geógrafos e cartógrafos do século passado que foi criada a Rede Geodésica Nacional que constitui uma das bases para o conhecimento geográfico do território.


Actualmente encontra-se em construção no local o Museu da Geodesia, que tal como o nome indica, terá como tema a geodesia de Portugal.


Dados
(em lápide colocada no local):


  • Localização: Serra da Melriça, freguesia e concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco

  • Latitude: 39º 42' N

  • Longitude:8º 8' W

  • Foi uma das primeiras Pirâmides Geodésicas do nosso país a ser construída, em 1802, com 9.10 metros de altura e 3.5 metros de base

  • Aqui dirigui os trabalhos da Triãngulação o distinto Engº. Caetano Maria Batalha, ornamento da Comissão Geodésica, presidida pelo grande Matemático, depois Tenente-General, Pedro Folque

  • Em 1952, foi construído um gracioso «Picotito» de 1.20 metros, de altura e com as inscrições, I.G.C. - T.F. 4. (Instituto Geográfico e Cadastral, - Triangulação Fundamental, Picoto nº 4)

Informação retirada de: http://www.alvega.info

Sem comentários:

Enviar um comentário