sábado, 15 de setembro de 2012

[Personalidades] - Patch Adams



Hoje, vim euzinha (Ivonne) falar-vos de uma das figuras que mais me inspirou a seguir os meus sonhos, em especial, Psicologia. Ora vejam =) 





Hunter Doherty "Patch" Adams nasceu em Washington, D.C. a 28 de Maio de 1945. Formou-se na Virginal Medical University e fundou o Instituto Gesundheit, em 1971. É conhecido pelos seus métodos pouco ortodoxos no tratamento aos doentes. 

O seu pai era militar e Patch e o seu irmão passaram a infância em bases militares. A mãe era Professora e alimentou os sonhos de Patch, aumentando-lhe a auto-estima e tornando-o num homem criativo e apaixonado por cuidar dos outros. O pai acabou por morrer em 1961, na Alemanha e após a sua morte, voltaram para Virginia. Patch não conseguiu integrar-se na escola e lutava contra o racismo que existia à sua volta. 

Ainda durante a adolescência, após ter sido deixado pela namorada, vivenciou uma crise depressiva. Foi hospitalizado três vezes, porque “não queria viver num mundo com tanta violência e injustiça”. Na última hospitalização, chegou à conclusão que cuidar do próximo seria a melhor forma de esquecer os próprios problemas, se fosse feito com muito humor e amor. 

Por isso, ingressou na faculdade de Medicina de Virginia, onde se tornou conhecido pela sua conduta excessivamente feliz e apaixonada pelo bem-estar dos pacientes.  Conheceu a esposa, Linda, no último ano de faculdade e tiveram dois filhos, Atomic e Lars. A sua esposa foi fundamental para a concretização do seu projecto, o qual foi fundado após terminarem a faculdade. 

Em 1976, o seu melhor amigo morre às mãos de um psicopata que tinham atendido no Instituto. Fica depressivo, mas apaziguou a sua dor a tratar dos doentes. Existem muitas diferenças entre o filme e as diversas biografias existentes na internet sobre esta fase da vida de Patch.


Patch era muito activo (e ainda é), fazia palhaçadas em público e divirtia todas as pessoas à sua volta. Passava os tempos livres a visitar os doentes e a ler tudo o que conseguisse encontrar para saciar a sede de conhecimento, entre eles os livros de medicina. Tem uma Biblioteca de 18.000 volumes e adora ler poesia, pois segundo ele “a poesia dá-nos amor”. Gosta principalmente de ler os poemas de Pablo Neruda.

A sua filosofia de vida é o amor, não apenas no âmbito hospitalar, mas nas relações sociais como um todo, independente do lugar. Tem por opinião que o objectivo do médico não é curar e sim cuidar. Cuidar com muito amor, tocando nos doentes, olhando nos seus olhos, sorrindo... e sabendo os seus respectivos nomes.


Patch Adams é autor de dois livros: “House Calls: how we can heal the world a visit at time” e “Gesundheit!: Good Health is a Laughter Matter ”. Este último inspirou o filme “Patch Adams - O Amor é contagioso” de 1998, baseado na história de Patch e tendo Robin Williams como seu intérprete.

Sobre o Instituto Gesundheit:


 Gesundheit, para quem não sabe, significa Saúde em alemão. 

A sua visão passava por integrar um hospital-comunidade, numa eco-vila comunal. Escreveu-o num pedaço de papel em Março de 1971 e tornou-se a base do que se tornou o Instituto. 

Convencido da conexão poderosa entre o ambiente e o bem estar, acredita que a saúde de um indivíduo não pode ser separada da saúde da família, da comunidade e do mundo. Para isso, Patch e os amigos criaram um local aberto durante 24h, preparados para qualquer tipo de problemas. A ideia era criar um local que não exigisse despesas económicas aos pacientes e para aqueles que não tinham em dia o seguro de saúde. Primaram também por implementarem uma entrevista inicial com cada paciente e fazerem com que os pacientes vissem um hospital como uma casa. Preocuparam-se em integrar todas as artes curativas e integrar a medicina com as artes performativas, artesanato, natureza, agricultura, educação, lazer e serviço social. Por fim, criaram um local de trabalho que cuidava da saúde dos funcionários como algo tão importante como a saúde dos pacientes. 

Fizeram isto por 12 anos e trataram de milhares de pacientes. A experiência encantou-os mas deixou-os sem fundos. Os funcionários chegaram a pagar para exercer. Em 1983, aperceberam-se de que precisavam de melhores instalações. Assim, Patch decidiu ir a público e tornou-se muito famoso como orador, conseguindo os fundos de que necessitava.

Podem visitar o site do Instituto, aqui.

Sobre o Filme – “Patch Adams - O Amor é contagioso”, de 1998:


 Foi protagonizado por Robbie Williams e conta a vida de Patch Adams. 

Ao contrário do filme, Patch Adams afirmou que nunca disse que "rir é o melhor remédio" e sim que o riso "faz parte de um contexto". O seu lema é "a amizade é o melhor remédio". 

O filme mostra os conflitos que a medicina apresentava na época, intercalando com muito humor e ironia (e algumas partes tristes).

Ivonne*

Sem comentários:

Enviar um comentário