sábado, 1 de setembro de 2012

[Personalidades] - Diana Spencer







Diana Frances Spencer, mais conhecida como Princesa de Gales, nasceu em Sandringham, a 1 de Julho de 1961. Foi uma aristocrata, filantropa e a primeira esposa do principe Carlos, filho mais velho e herdeiro aparente de Isabel II do Reino Unido.  Os seus dois filhos, os príncipes William e Harry, são respectivamente o segundo e o terceiro na linha de sucessão ao trono do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de outros doze países da Commonwealth, tais como Canadá, Nova Zelândia, Antígua e Barbuda, Austrália, Jamaica e Bahamas.

Após o seu casamento com o Príncipe de Gales, Diana tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo, um ícone da moda, um ideal de beleza e elegância feminina, admirada por seu trabalho de caridade, em especial por seu envolvimento no combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres.

A sua trágica e inesperada morte ocorrida após um acidente de carro na cidade de Paris, em 1997, foi seguida de um grande luto público pelo Reino Unido e, em menor escala, pelo mundo. O seu funeral, realizado em setembro do mesmo ano, foi assistido globalmente por cerca de 2,5 bilhões de pessoas, tornando-se um dos eventos mais assistidos da história da televisão.

Mesmo uma década após a sua morte, a "princesa do povo" continua a ser uma das celebridades mais constantes na imprensa, servindo de tema para milhares de livros, jornais e revistas. Estima-se que seu nome seja citado, pelo menos, oito mil vezes por ano na imprensa britânica.

Os vários biógrafos de Diana divergem-se quando o assunto é a decadência de seu casamento. Andrew Morton, por exemplo, culpa a "crueldade" de Carlos pelo fim do relacionamento deles, enquanto que Sally Bedell Smith aponta os supostos "distúrbios mentais" de Diana como sendo os responsáveis pelo desgaste da relação. A jornalista Tina Brown, por sua vez, atribui o desastre à ingenuidade da princesa  numa ficção forjada pelos tablóides.

Sem comentários:

Enviar um comentário