quarta-feira, 5 de setembro de 2012

[Opiniões Tertulianas] - “Uma Viagem Espiritual”, de Nicholas Sparks e Billy Mills



 



"É um excelente livro para quem necessita de reflectir acerca da sua vida, bem como um óptimo guia que poderá conduzir o leitor a descobrir o seu caminho para a felicidade."

in Blog D'Magia














Este já é o terceiro livro que leio de Nicholas Sparks e é muito diferente do que o autor nos habituou a ler. Não foi do que mais gostei, mas é produto de uma co-autoria com Billy Mills (conhecido das Olimpíadas de 1964) e é inspirada na cultura dos índios Lakota.

Este livro refere-se a David, um jovem índio, que se encontra mergulhado no desespero sombrio provocado pela perda da irmã. David tenta encontrar, de novo, a felicidade e para isso parte numa viagem espiritual, pelas tradições ancestrais. O pai entrega-lhe um rolo de pele com várias imagens e símbolos que se lhe são desconhecidos e a acção desenrola-se a partir daí.

Gostei das oito mentiras de Iktumi, aranha em dialecto Lakota, devido às suas oito patas, que nos dificultam o caminho para a felicidade e a busca pelas dez verdades absolutas que as opõem. Só para ilustrar, uma mentira de Iktumi é “Se eu fosse rico, então seria feliz”, em oposição a uma das verdades absolutas que diz “Estabelece objectivos novos e com interesse”.  

Gostei do livro, é uma viagem de auto-descoberta e procura da felicidade. A citação do Blog D'Magia é perfeita. Muitas vezes, dei por mim a desejar fazer uma para espairecer a cabeça, mas até ao momento só consegui fazê-lo através dos livros. Certamente, não serei a única.

Não gostei da informação que é transmitida a David de que se quer ser feliz “o tempo todo”, terá de completar um ciclo de tarefas e a comparação com o ciclo de estações, que é estabelecido por uma sequência. A comparação pareceu-me um pouco abrangente, pois até o ciclo de estações está passível de sofrer alterações (como muito bem vemos, nos dias de hoje). E a juntar a isso, sou apologista de que é preciso passar por vários estados de humor ao longo da vida para equilibrar a balança emocional. Nem sempre conseguimos estar felizes “o tempo todo”. Mas esta é apenas o que eu penso sobre este ponto.

Ressalvo ainda que encontrei alguns princípios básicos da Psicologia Positiva (PP), embora a viagem espiritual se estabeleça em relação com Wakantanka, Deus em dialecto Lakota, e que não tenha as justificações científicas que a PP transmite.

Quero agradecer à Norma que foi a que me introduziu nas leituras de Nicholas Sparks. 

Ivonne

4 comentários:

  1. Este foi, acho, o único livro que eu não consegui acabar do Nicholas Sparks

    ResponderEliminar
  2. Eu este ainda não li...
    De nada vejo também que é um pouco diferente do que estou acostumada a ler do Sparks!!!

    Mas gostei de algumas partes que descreves, um dia tento arranjar este :))

    Eu tem sido um ou dois livros por ano do Sparks, adoro espero que para o Natal sai-a mais um xD

    beijoca grande Ivonne e Ni

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que se estar virada para a leitura deste, Norma =) quando tiveres mais virada para a introspecção e significado da vida... o livro desenrola-se mais devagar que os outros que temos lido!! é uma "viagem espiritual" mesmo!! Não há um romance, não há muitas personagens...
      Como eu adoro Psicologia Positiva, gostei do livro, mas se não gostasse da PP, acho que não teria apreciado como apreciei :P
      um beijinho tb para ti *.*

      Eliminar
  3. Sou da mesma opinião, foi o único que até hoje não consegui acabar..
    Mas penso um dia relê-lo.
    gostei da tua opinião
    bjs
    http://palavrassoltas-carol.blogspot.pt/

    ResponderEliminar