quarta-feira, 5 de setembro de 2012

[Opinião] - "O Verão dos Segredos" de Alison Lucy




" A lua brilhava no céu, como se estivesse presa por um fio invisivel que se pudesse partir a qualquer momento, deixando estilhaçar-se no chão, em milhões de pérolas em forma de lágrimas. Deixou-se ficar ali muito tempo, junto àquela campa para sempre sem identificação. Rezou todas as orações que sabia.  (...) para a aliviar da culpa e da vergonha que a acompanhariam até ao fim dos seus dias."










Este livro é tão leve e a chamar o Verão como a sua capa. Leva-nos para paisagens paradisicas, praias que muitos de nós visitariamos se pudessemos. 

O seu enredo passa-se, maioritariamente, no México, mais especificamente em Cancun. A autora, com as suas descrições dos locais, das pessoas e da gastronomia e cultura, levou-me a viajar por terras desconhecidas.

Neste livro são-nos apresentadas diversas personagens. Em especial, e as principais da historia,  Esmé, Megan e Claudia. Sendo meias - irmãs, todas diferem imenso umas das outras, não apenas nas personalidades, como tambem nas suas culturas, estrato socio-economico e experiencias pessoais, no entanto partilham entre elas a vontade de descobrir parte do seu passado: o pai e o que lhe aconteceu. Ao longo da sua jornada, vão conhecendo outras pessoas, outros locais e outros estilos de vida, o que faz com que acaba por levar a que cada uma delas cresça como personagem, e entre elas se crie a ligação que poderia existir desde sempre: amizade e companheirismo entre irmãs.

Um livro dinâmico, cheio de emoções e com um toque de mistério que me agradou bastante. No entanto, o que gostei mais foi o facto de ser uma leitura leve e descontraida, que fez com que me distanciasse das minhas férias em Lisboa, e "viajasse" para terras longinquas, na companhia de personagens apaixonantes e culturas que espero, um dia, poder conhecer.
Aconselho.

2 comentários:

  1. Um livro oferece-nos a possibilidade de viajar sem sair de casa! Adoro isso!
    Já conhecia a sinopse do livro, agora ainda ficou mais interessante =)
    Bjs

    ResponderEliminar