quinta-feira, 13 de setembro de 2012

[À Lareira com...] INTERNACIONAL - Michelle Jackson


À Lareira com...Michelle Jackson, autora do livro "Um beijo em Havana".

Fale-nos um pouco sobre si

As artes visuais sempre foram grande parte da minha vida. Depois de seguir as passadas da minha mãe, graduei-me em design de impressão textil na Faculdade Nacional de Arte em Dublin e a minha primeira ocupação foi como designer de meias. Depois de 2 anos a trabalhar na industria decidi que queria ensinar, e acabei os ultimos 20 anos a ensinar arte a alunos de todas as idades, dos 6 anos a adultos. A minha mãe mudou de carreira aos 40 anos e é, agora, psicóloga, e qualquer coisa me levou a começar a escrever quando atingi os 40. Vivo num belissimo local em Dublin chamado Howth, com o meu marido Brian e os nossos filhos Mark e Nicole. Howth é uma peninsula e um centro de pesca e navegação. Tem vários passeios pitorescos sobre a colina e ao longo das praias e das falésias. A familia da minha mãe viveu aqui durante várias gerações e a familia do meu marido também - talvezseja por isso que eu gosto de tornar este local como o local de regresso a casa das minhas personagens nos romances.

É autora de ficção feminina contemporanea. O que significa isso, exactamente?

Há várias mulheres a escrever nesta altura e é bom que as mulheres tenham uma voz activa no mundo literário. Acho que a ficção feminina contemporanea é uma boa reflexão do mundo como ele é hoje, e escrevemos sobre coisas importantes e reais - amor, perda, familia e esperança. Escritores contemporaneos são bons a incluir detalhes que dão sentido real ao tempo e ao espaço na mesma medida em que os romances de Jane Austen refletem a sociedade do século XVIII.

Todos os seus livros contém um número e um local no titulo: "One Kiss in Havana", "Two days in Biarritz", "Three nights in New York" e "4am in Las Vegas". Porquê? É algo realmente propositado?

O meu primero romance foi intitulado "Two days in Biarritz" e foi um romance muito pessoal que escrevi depois de passar um fim de semana com a minha melhor amiga em Biarritz. Enviei o romance para uma editora em Dublin e ela gostou mas perguntou-me se estaria disposta a fazer algumas mudanças. Disse-lhe que trataria disso depois de regressar de uma pequena pausa em Nova Iorque, e brinquei dizendo-lhe que o meu próximo livro se chamaria "Three nights in New York" - ela gostou da ideia e do resto da historia. Assinei contracto para 3 livros e foi-me sugerido que o meu proximo livro deveria ter como fundo Cuba mas, para terminar a trilogia eu gostava de continuar com os números, então chamei ao livro "One Kiss in havana".  Agora, achei uma maneira engraçada de decidir os titulos para os meus livros. Adoro viajar pelo que o tema "viagens" está em cada um dos meus livros. Com a minha experiencia em arte, cada destino novo me dá uma oportunidade de explorar novos ambientes com diferentes arquiteturas, sons, locais e gastronomia. Também me dá a oportunidade de explorar as minhas perosnagens irlandesas estando fora da sua zona de conforto.

Como se sente ao ver as suas novelas editadas noutros idiomas, como o Português?

Dá-me um prazer imenso conseguir chegar a novas audiencias, em países diferentes. Adoro receber emails e mensagens no facebook de leitores estrangeiros. Os meus 3 primeiros romances estão todos em Holandês e tenho imensos leitores na Bélgica e na Holanda. Os meus romances existem também em Norueguês e  Alemão. Estou ansiosa por ouvir os meus leitores portugueses.

É professora a part-time. O que gosta mais nesse trabalho?

É maravilhoso trabalhar com pessoas jovens pois mantêm-nos jovens e fazem com que tenhamos uma mente aberta por trabalharmos com eles. Dá-me a oportunidade de continuar a apreciar arte através do ensino e da trasmissão da minha experiencia, e eu adoro isso. Os mais novos são honestos e isso é bom para a minha escrita, ouvir as últimas modas e novidades que os jovens conhecem melhor do que as pessoas da minha idade.

Quando e como começou a escrever?

Quando o meu filho nascei em 2000 tentei fazer o meu proprio trabalho em arte mas, depois de ensinar durante tantos anos, tornei-me muito critica em relação às minhas criações. A minha filha nasceu 3 anos depois do meu filho e eu senti que ela me abriu os olhos para um novo modo de ver o mundo e de me expressar. Sempre adorei ler mas nunca sonhei que pudesse escrever um livro. Miraculosamente, depois de ela nascer descobri a forma de arte mais natural e ganhei imenso prazer em escrever que comecei o meu primeiro romance em 2006. Tenho que dar todo o crédito á minha filha e dizer que é a minha musa.


Em Portugal já temos publicado o seu livro "Um Beijo em Havana." Para além do que já nos contou, em que se inspirou para o escrever?

 Sempre fui fascinada por Cuba e queria viajar até lá - ouvi imenso sobre a musica e a dança e claro, sabia que Ernest Hemingway, um dos meus escritores preferidos, viveu lá. Pelo meu 40ª aniversário viajei para Cuba com o meu marido e passámos uns dias fantásticos. Fiquei impressionada com a capacidade de resistência do povo e com a sua criatividade - não apenas na música e na dança mas descobri que são pintores e artistas fantásticos. Foi então que decidi que o meu próximo romance se passaria em Cuba, e acabei por escrevê-lo em 2009 - 3 anos depois de ter visitado o país. Foi o momento apropriado para o escrever pois o povo irlandês começava a reclamar das condições de vida dificeis, e eu referi a resistência cubana e os imensos obstáculos que esse povo enfrenta todos os dias.

Terminou recentemente o seu 5º romance. Pode dizer-nos o nome e algo mais sobre ele?

O meu próximo romance chama-se "5 Peppermint Grove" e passa-se em Perth, Austrália Ocidental. No inicio deste ano, uma amiga muito próxima emigrou com a familia para a Austrália e a nossa família ficou devastada. Fomos visitá-los e foi isso que me deu a base para a minha pesquisa. Fiz amigos muito interessantes e especiais que inspiraram as personagens deste livro. Será publicado na Irlanda a 26 de Setembro.
 

Tem algum projecto em mãos neste momento?

Visitei Barcelona este Verão e fui grandemente influenciada pelo trabalho de Gaudi, especialmente quando andava na faculdade. Gostaria que o meu proximo romance se situa-se lá, mas ainda estou na fase de pesquisa.


Escreveu "What women Know" com a Dr. Juliet Bressan. Como é trabalhar em colaboração com outra pessoa?

É um projecto e um livro muito especial  e inclui contributos de centens de mulheres. Juliet e eu tivemos a ideia de escrever um livro sobre o empowerment feminino como o sentiamos em 2010, quando a Europa entrou num colapso financeiro. Decidimos que as mulheres têm imensa inteligencia e intuição que é ignorada. Então decidimos dar voz a mulheres que quisessem partilhar com os outros a sua experiencia e criamos uma página no facebook. Tornou-se muito popular e temos uma comunidade por todo o mundo que contribui com imensos tópicos. Eu e a Juliet tratamos das introduções e seleccionamos os contributos, mas a grande energia do livro é especial devido a envolver tantas pessoas e foi gratificante dar voz a tantas mulheres. Estou muito contente por o ter escrito, é o meu primeiro livro de não-ficção. Mas continuo a gostar de escrever os meus livros ficcionais, sozinha - por agora.

Disse-me, no email, que tinha visitado Tavira 2 vezes no último ano e que gostou muito. O que gostou mais em Portugal?

 Gosto muito de Portugal e já visitei imensas vezes. Os meus vizinhos têm um apartamento em Vila Real de Santo Antonio, junto da fronteira espanhola e eles deixam-nos passar lá uns dias. Fomos na altura da Páscoa e fiquei bastante impressionada com as festividades em tavira, em especial as procissões. Adoro a arquitetura do Algarve e visitei outros locais muito bonitos, que seriam indicados para os meus romances. Também passei algum tempo em Cascais, perto de Lisboa e em Óbidos, que é uma das vilas mais bonitas que visitei. Há tanta coisa que eu adoro em Portugal - em especial o brilho do sol.

Para terminar, deixe uma mensagem aos seus fãs portugueses.

Um muito obrigada do coração a todos aqueles que leram o meu livro - significa tanto receber o feedback dos leitores através da página do facebook ou do meu website - www.michellejackson.ie.
Espero que gostem dos meus romances e que um dia possa escrever um livro passado em Portugal. 

Obrigada Michelle

Sem comentários:

Enviar um comentário