quarta-feira, 29 de agosto de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "Os Diários Secretos" de Camilla Lackberg




"Em suma, Camilla Lackberg é para mim, um completo e envolvente registo de um excelente livro, contemplando personagens complexas mas que dotadas de uma panóplia de características e problemáticas comuns, um crime bem articulado e um núcleo familiar extremamente querido." in Menina dos Policiais











Gosto imenso desta autora sobejamente conhecida pelos fãs de policiais nórdicos, que veio trazer uma lufada de ar fresco neste género literário, é o quinto livro que leio da Camilla Lackberg, e foi mais uma excelente leitura a juntar aos outros anteriores.

Trás-nos mais uma vez o casal Erica Falk a autora de biografias e o seu marido o inspector Patrik Hedstrӧm, que neste livro encontra-se de licença de paternidade a cuidar da filha, para que Erica possa finalmente escrever o seu novo livro. 

É por isso que acho importante, lerem primeiro os livros anteriores para conhecer a história dos protagonistas. Pois é muito interessante ver como a autora consegue envolver-nos no dia a dia normalíssimo deste casal com a filha e restante familia , e no meio, espicaçar-nos com os crimes e mistérios que vão acontecendo no lugar onde vivem ou seja numa pequena e pacata cidade chamada  Fjällbacka.
Falando deste livro, Erica descobre nas poucas coisas que a mãe deixou em caixas que ela guarda no sótão, uma medalha nazi e alguns dos seus diários, há muito que procura respostas para a frieza da mãe para com as filhas, algo que nunca entendeu, será que lendo os diários encontrará  uma resposta? Uma vez que a mãe já não as pode dar. Mas não são só os diários que a deixam curiosa.Também sente uma enorme necessidade  em saber porque é que a mãe tinha em seu poder uma medalha nazi e resolve  falar com alguém entendido sobre a segunda guerra mundial, para descobrir a origem dessa medalha, e será este o ponto de partida para esta história. Só que esse historiador com quem Erica chega a falar, aparece mais tarde morto em casa. Sendo o seu corpo descoberto por dois adolescentes curiosos que rondavam a casa, e que acabam por chamar a policia.

Será que Patrik se aguenta sem se aproximar do caso tendo a filha a seu cargo? O bichinho da investigação está bem patente e é mais forte do que ele.
Erica também não fica parada quer encontrar as respostas para o que lê nos diários da mãe, e também quer saber se o historiador terá sido assassinado ou morreu de morte natural simplesmente em casa. Quer encontrar e  falar com as pessoas que fizeram parte da vida da mãe na adolescência em 1940, descobrir o seu passado misterioso que se vai desvendando nos diários, quem são essas pessoas, quem era a mãe afinal? Mas faltam muitas partes para se encaixarem no puzzle que está a formar-se na sua mente, os diários não estão completos, onde estarão os restantes cadernos? Há medida que vão contactando com os supostos amigos da mãe, os mesmo vão aparecendo mortos, que mistérios é que não querem que sejam revelados, alguém quer apagar o passado. O que se passou de tão grave para  não querem que se venha a descobrir.

E é assim que temos uma narrativa com um bom ritmo ao qual já nos habituamos com esta autora. É portanto mais um policial muito bem escrito, absorvente, cativante, envolvente, com uma história que não deixa de ser inquietante, no qual não perdemos o interesse do inicio ao fim, prende-nos na sua leitura, com partes temporais que tanto gosto e sou fã.  Só posso recomendar este livro é claro, mais um que me conquistou.

Odete Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário