quarta-feira, 8 de agosto de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "Alex" de Pierre Lemaître




"Um livro que me chocou genuinamente pelos requintes maquiavélicos não só da personagem como das bárbaras descrições de violência, é uma profunda reflexão sobre a vingança. É dos livros que mais me surpreendeu até hoje, pois não esperava a enorme reviravolta de 180º que ocorreu na segunda parte do livro e a forma como brilhantemente conduziu a uma história tão arrepiante, tão viciante, tão surpreendente...! Um verdadeiro sui generis dentro do thriller, Alex é um dos melhores livros que li até hoje." in Menina dos Policiais






Vou deixar aqui uma opinião de um policial, quiçá a Margarida começa a ficar fã, apesar de este não ser talvez o mais indicado para começar.

Não sei muito bem como opinar sobre este livro, nem como descrevê-lo. Houve partes que me custaram muito a ler devido ao elevado grau de crueldade que nos é apresentado.

Conhecemos Alex, uma mulher jovem na casa dos trinta, é muito bonita, mas estranha e solitária, até que um dia é raptada. Alguém assiste e comunica à policia.
Entra em cena o comandante Camille Verhoeven, um homem de estatura muito baixa, mas que vai demonstrar uma determinação incrível, vai ao local onde Alex foi raptada, não sabem quem ela é, e ninguém participa o seu desaparecimento.

Torna-se uma investigação muito difícil porque nem através do ADN conseguem descobrir de quem se trata.
Até que finalmente chegam ao seu raptor, e depois ao local onde estava enclausurada,  verificam que existem vestígios de tortura,  mas, ela simplesmente tinha desaparecido, fugiu.
Vão constatando que Alex tem muitos nomes diferentes, mas a sua verdadeira identidade ninguém sabe. A história tem ritmos constantes de mudança, nada é o que parece.

Ao mesmo tempo vão-se descobrindo uma série de assassinatos brutais, que acontecem em várias regiões da França, será que estão relacionados com a vitima?
Nada faz sentido para a policia, não tem nada onde se agarrar para descobrir a vitima e avançar na sua procura, é um quebra-cabeças,  será Alex  predadora ou presa?

O autor apresenta-nos uma história fria, violenta, cruel, macabra, cheia de suspense, com um final brilhante, mas que nos deixa com dúvidas e que podemos interpretar cada um à sua maneira. Não posso desvendar muito do livro, para quando o lerem ficarem presos a ele como eu fiquei.
Tem que se ter um estômago forte, mas para quem é amante de policiais e thrillers não posso deixar de recomendar, é excelente.

E Pierre Lamîetre demonstrou neste livro ser um escritor brilhante.

Odete Silva

2 comentários: