domingo, 26 de agosto de 2012

[Opinião] - " A Sereia" de Carolyn Turgeon



"Lenia disparou contra o ventro, mais depressa do que ninguém. Era maravilhoso sentir aquela criatura debaixo de si a transportá-la pela floresta como se estivesse a nadar, como se estivesse a ser propulsionada pela sua poderosa causa,sentindo-se menos estranha, mais livre. De repente a jovem apercebeu-se de que a sua força como sereia lhe advinha da cauda que a propulsionava através da água, que ali era quase como se a sentisse de novo, a mesma liberdade, a mesma força, e sentiu uma ponta de saudade."






Para quem não sabe, esta é uma "versão surpreendente" da história clássica "A Pequena Sereia" de Hans Christian Andersen. 
Em pequena, e na altura em que "A pequena sereia" fazia parte da minha infância através dos filmes da Disney, admito que não era um dos meus preferidos. Aliás, acho que não o vi mais de 2 ou 3 vezes (o que para mim era pouco, visto que quando gostava de um filme o via até fartar:P).

Tirando esse meu contacto com a história, nunca li a versão original. Mas li esta, e gostei. Não é, de todo, um conto de fadas, com um final feliz, como queremos em pequenas.
Com uma linguagem cuidada, e com descrições fantásticas do fundo do mar, Carolyn Turgeon conta-nos a história de Lenia, a sereia que tem uma imensa curiosidade em conhecer a superficie e os homens, e que, durate uma tempestade conhece um principe e se apaixona por ele. mas esta não é uma história apenas de uma sereia. A autora introduz-nos Margrethe, princesa do reino do Norte, a quem Lenia entrega, ferido e a morrer, o principe, do reino do Sul. 

Todo o enredo se desenvolve rapidamente, e o livro lê-se de um folgo. O final, não é, possivelmente, o final de Andersen, é um final muito mais realista, e cruel talvez, mas com uma mensagem muito subtil e que me encantou. 

Devo salientar que o que mais gostei no livro foram as descrições do fundo do mar. A autora não se coibiu de nos presentear com um fundo do mar de sonho, mas não tão surreal como nos contos infantis. Um mar belissimo, com seres de uma beleza inigualável, mas em que a lei da sobrevivencia existe, e que o mar também é um mundo perigoso.

Um livro interessante, que nos conduz num mundo onde as sereias existem, onde o amor existe, mas onde nem tudo é cor-de-rosa. Aconselho. 

2 comentários:

  1. Se calhar tem um fim como Anderson o escreveria - afinal, ele desfez a pequena sereia nas ondas do mar, e no conto do Soldadinho de Chumbo derreteu soldado e bailarina na lareira, formando um belo coração. A Disney é que alterou as versões originais...

    ResponderEliminar
  2. Eu li o soldadinho de chumbo:)
    Talvez não escrevesse pelo simples facto de ser menos mágico, na minha opinião claro:)
    Tenho que ler o original:D

    ResponderEliminar