quinta-feira, 30 de agosto de 2012

[À Lareira com...] INTERNACIONAL - Lesley Pearse








À Lareira com...Lesley Pearse, autora do livro "Nunca digas Adeus"

Conte-nos um pouco mais sobre si.

Vivo perto de Bath, em Inglaterra, tenho 3 filhas, 2 netos e 1 bisneta. Também tenho 2 cães pequenos: Stan e Lotte. Tenho 20 livros publicados, muitos deles traduzidos em 12 idiomas diferentes, incluido o português.

Quando e como sentiu a paixão pela escrita?

Quase que começou por eu ser uma grande escritora de cartas. Quando publiquei um conto, em 1983, percebi que não podia parar de escrever. Mas não voltei a ter nada publicado até 1993, quando publiquei o "Georgia".




Tem uma rotina de escrita, ou escreve apenas quando se sente inspirada?

Escrevo quase todos os dias e, ás vezes, até de madrugada. Sou bastante disciplinada. 

Tem algum ritual antes de se sentar a escrever?

Sempre uma chávena de chá e tenho que ter a minha secretária arrumada.

Os seus livros têm, muitos deles, uma componente histórica, pelo que se passam em épocas antigas. O que a leva a colocar as suas personagens nessas épocas?


Apenas porque sou apaixonada por história. Tento ir  até casas em cidades antigas pois isso estimula a minha imaginação. Também adoro atos de coragem, e na vida moderna não há espaço para a verdadeira bravura.

Onde se inspira para os seus livros?

Lugares são quase sempre a inspiração por detrás das minhas historias. 

Em "Trust Me", conta-nos um pouco da sua infância. Como a sua historia de vida influencia a sua escrita?

Tive uma infancia muito dificil com experiencias que possivelmente deixaram cicatrizes. Tenho tendencia a ter como tema dos meus livros pessoas que foram magoadas na infancia, e em como ultrapassaram isso. Eu, com certeza, ultrapassei a minha e escrever sobre isso ajudou-me.

"Never look back" ("Segue o coração:não olhes para trás", em português), um dos meus livros preferidos admito, foi o livro para o qual fez mais pesquisa histórica.
É muito trabalhoso fundamentar as ideias que tem, antes de escrever? De que forma isso é gratificante?

"Never look back" foi o livro que eu mais desejei escrever. Adoro a história americana porque é curta e dramática. As pessoas da minha idade foram criadas com filmes de Cowboys e de Indios, pelo que eu já tinha uma idea clara do que era o Wild West. Escrevi parte do livro através da imaginação, depois fui à América seguir o Oregon Trail. Curiosamente foi muito semelhante ao que eu tinha descrito.

"Till we meet again" ("Nunca digas adeus", em português) é um pouco diferente dos outros romances. Nele refere-se muito á amizade e o enredo passa-se nos dias de hoje. Como surgiu a ideia para este livro e para as suas personagens?

A ideia surgiu quando, passado 40 anos, reencontrei uma antiga colega de escola. Ela não matou ninguém! mas fez-me pensar nas coisas que faziamos juntas quando eramos crianças, e nos diferentes caminhos que as nossas vidas seguiram. No entanto, ainda havia um carinho antigo, mesmo tendo muito pouco em comum.

Tem algum projecto em mãos, neste momento?

Terminei recentemente o livro "Forgive Me". Começa com Eva a descobrir que a sua mãe se suicidou, e é a partir dái que Eva decide procurar respostas acerca da mãe.

Como se sente ao saber que os seus livros são um sucesso pelo mundo fora, como por exemplo, aqui em Portugal?

Maravilhosamente. Tenho um afecto especial por Portugal assim como pelos meus leitores que são amorosos e entusiásticos.  

Também adora ler. O que está a ler de momento?

Terminei o livro mais recente de Jojo Moyes, que ainda não está á venda. Chama-se "The girl i left behind" e é fantástico.   

Qual é um dos seus livros preferidos?

"Gone with the win" (" E Tudo o vento levou" em Português). 


Tal como nos disse, tem 3 filhas, 2 netos, 1 bisneto, e 2 cães. O que a familia significa para si?

Tudo. São o mais importante da minha vida.

 
Tem um jardim seu. Gosta de flores? Quais as suas preferidas?

Adoro flores, e é tão dificil escolher quais as minhas preferidas. Talvez os amores-perfeitos, são lindos e têm diversas cores.  

Para terminar, deixe uma mensagem para os seus fãs portugueses.

Obrigada a todos por gostarem dos meus livros e por serem tão fieis e apreciadores. Espero visitar novamente Portugal em breve e , quem sabe, conhecer alguns de vocês.

Obrigada Lesley
    

3 comentários: