sábado, 28 de julho de 2012

[Opinião] - "Cavalo de Fogo - Paris" de Florencia Bonelli




" No campo de Refugiados, Rauf aprendeu o que era a fome. Numa ocasião, Aldo, em tom brincalhão, perguntou-lhe porque é que mantinha três frigorificos e um congelador a rebentar pelas costuras, e Rauf, com uma seriedade que emudeceu o amigo, respondeu-lhe com outra pergunta: «Diz-me, Mohamed (...) alguma vez sentiste fome?Não  me refiro ao apetite normal depois de três horas sem comer, mas sim à fome de dias, à que te oprime o estômago, te enche a boca de mau sabor e te tira a vontade.»"








Desde o momento em que tive acesso á pressrelease deste livro, e o tive nas minhas mãos aquando o passatempo aqui no blogue, que fiquei com vontade de o ler, e felizmente consegui-o através de uma troca. Foi a minha estreia nesta autora, e não tenho palavras suficientes para descrever o quanto gostei desta leitura. Espero conseguir passar tudo aquilo que ela me fez sentir, mas sei que não vai ser fácil.

A escrita cativou-me desde o inicio. É fluida, mas complexa, o que não impede de se ler com facilidade. Essa complexidade faz com que as descrições que a autora dos apresenta nos levem a viajar plenamente dentro do livro, como se estivessemos a viver o que lemos.

Os personagens principais são Matilde, a cirurgiã pediátrica, e Eliah Al-Saud. Matilde cativou-me pela sua bondade e ingenuidade, mas também pela sua força. Já Eliah, enfim, apesar de ser "um especialista em morte" era um homem que eu gostaria de ter apaixonado por mim, pela sua entrega, pela sua protecção. No entanto, o livro está recheado de outras personagens com uma importancia bastante relevante e pelas quais me fui apaixonando. Em especial, Joana, a melhor amiga de Matilde, cativa-nos pela sua extroversão e por ser uma "alma livre", e Leila, apaixonou-me  pela sua história de vida e pela sua criancice.

Para além de todo o romance, em especial entre as personagens principais, e que é um amor tórrido e arrebatador, com altos e baixos que nos vão dando a conhecer um pouco melhor as personagens e a sua historia, este livro contém uma perspectiva historica incrivel. Todo o enredo se passa envolvido no conflito israelo-palestiniano, um assunto que me passava completamente ao lado admito, e que me fascinou. ao longo da historia vamos conhecendo personagens de diversas religiões e ideologias politicas, e é devido a isso que todas as intrigas vão surgindo, que ficamos a perceber até que ponto chega o egoismo e a maldade humana.

A quantidade de nomes dos personagens, inicialmente, confundiu-me um pouco, mas facilmente me adaptei e comecei a perceber qual o papel de cada um. Todos eles se encontram relacionados, e são essas relações que vamos conhecendo em todo o livro, seja a relação de amor, ódio, amizade ou algumas mais paradoxais e complicadas.

Este é um livro cheio de história, cheio de mistério. Um livro que considero excelente e arrebatador, que me fez rir, chorar, apaixonar e, até, excitar com as partes mais calientes do livro. Posso afirmar que nada do que posso dizer faz juz aos que realmente acho. Um dos livros que mais gostei de ler até agora. Aconselho Vivamente.

14 comentários:

  1. Não me digas que és a menina que trocou este livro comigo pelo facebook. :D

    Se fores, ainda bem que gostaste. Estou a ler o último desta trilogia e só te posso dizer que há bocado ia caindo da cadeira com algo que o Eliah descobriu (e eu por arrasto tb :D).

    Eu adoro esta autora! Já li vários livros dela e todos me fascinam. Já só me falta ler 3 histórias dela e começo a ficar triste por isso.

    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla
    Acabei de ler o Cavalo de Fogo - Paris e adorei. Gostava de continuar a trilogia mas em português ainda não saiu e estou com dificuldades em encontrar em espanhol (versão papel) (mesmo na Amazon).
    Podes me informar onde consegues adquiri-los?
    Obrigada
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Olá, Paula. Só vi a tua mensagem agora. Não sei como te contactar por outra via. :( Eu li em ebook os restantes. Importar sai muito caro e terei a oportunidade de os ter depois em português. Então li só para matar a curiosidade. Não quero deixar aqui o meu email mas se por acaso cá voltares contacta a dona do blog, que acho que ela ainda se lembra quem eu sou e põe-nos em contacto. Isto se estiveres interessada nos ebooks, claro. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Carla
    Confesso que a minha preferência é ler em papel mas não consegui aguentar a espera e acabei por comprar os ebooks, da trilogia de Cavalo de Fogo.
    Entretanto, não resisti e comprei, em espanhol, todos os restantes livros da Florencia Bonelli que não se encontram publicados em português.
    Posso dizer que já os li todos :-), aliás devorei os livros, todos eles com histórias fantásticas.
    Para além do romance adoro livros que me proporcionam conhecer a história de um país. Neste caso, a Argentina é um país fantástico e muito rico a esse nível.
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula,

      Eu fiz exactamente a mesma coisa... Tive de ler o 2 e o 3 em espanhol... Impossível esperar...
      Esta trilogia arrebatou comigo... Estou complemente ''enamorada'' com Eliah e Matilde e com muitos outros personagens que enriqueceram a história... Sem falar de todos os conflitos que fazem desta história uma das minhas favoritas, alias a minha trilogia n1 neste momento...
      Sarah

      Eliminar
  5. Foi o melhor livro que já li... e sei que vai sair este ano o segundo livro desta triologia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Barbara, lê em espanhol...
      Eu tive de ler... Impossível esperar!
      Vais adorar!
      O meu preferido: o terceiro Gaza... Credo ainda tenho pele de galinha... Estou ainda toda arrepiada... Credo tantas emoções juntas...
      Ficara para sempre comigo e vou sim reler e reler e reler e voltar a chorar a chora e a chorar...
      Conselho lê! Nao esperas pela tradução...
      Sarah
      dias_sarah@yahoo.com

      Eliminar
  6. Olá, li este livro no ano passado e simplesmente adorei!
    Sabem quais são os títulos seguintes da trilogia?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  7. Ok,
    Precipitei-me a perguntar...já encontrei os títulos, falta encontrar os livros:
    Cavalo de Fogo - Paris , 2011/04
    Cavalo de Fogo - Congo , 2011/09
    Cavalo de Fogo - Gaza de 2012/04

    ResponderEliminar
  8. Simplesmente extraordinário !
    Sim arrebatador... Uma história emocionante que ira afectar para sempre...
    Esta trilogia é para mim a melhor história ja lida... Adorei, estou complemente fascinada...
    Sinto um vazio enorme depois de hoje ter acabado o terceiro da trilogia (Gaza) que para mim é o melhor dos 3! Li sim em espanhol pois nao conseguia conceber o facto da história ficar a meio, tinha de ler e ver como acabava... Muitos sentimentos neste ultimo livro, chorei muito é de facto extraordinário!
    Recomendo mesmo.
    Sarah
    dias_sarah@yahoo.com

    ResponderEliminar
  9. Estou bastante curiosa em relação a esta trilogia. Ofereceram-me o 2º livro, mas gostaria de ler também os restantes e por ordem ;) Alguém me pode enviar os restantes ebooks desta autora?

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  10. Mesmo fabuloso , maravilhoso , é pena estar tanto tempo a espera para ler o terceiro , nunca mais

    ResponderEliminar
  11. Já li o último, gaza, maravilhoso valeu a pena a espera, só espero que esta senhora não demore muito tempo a editar mais uma história fantástica, adorava que agora viesse o filme, adorava ver esta trilogia em filme, vamos a isso

    ResponderEliminar
  12. Amei a trilogia do melhor que já li, dentro do género até hoje! Para fechar o ciclo, acabo de ler, em espanhol "Lo que dicen tus ojos" que relata a história dos pais de Elhia. Não é tão arrebatador mas Recomendo!

    ResponderEliminar