quarta-feira, 18 de julho de 2012

[Opinião] - "As Cinquenta Sombras de Grey" de E.L.James



"O email dele fez-me chorar ainda mais. eu não era uma fusão. Eu não era uma aquisição. Ao ler aquilo, bem podia sê-lo. Não respondi. Simplesmente não sabia o que dizer."




" - Se vais chorar, chora á minha frente, pois eu preciso saber.
 - Queres que eu chore?

 - Não propriamente, quero apenas saber como te sentes. Não quero que me escapes por entre os dedos."




"Maldito Christian Grey, controlador intrometido - não consegue simplesmente viver bem sozinho."




Bem, se estavam á espera que eu escolhesse para colocar aqui um excerto das partes HardCore do livro, enganaram-se, pois eu acho que o livro é bem mais que isso.

Como já disse várias vezes a algumas pessoas, mesmo antes de o ler, este livro já era um "vencedor", devido a toda a polémica que causou. Seja bom, ou seja mau, toda a gente fala dele, e se formos ver, é isso que vende livros...nem que seja pela curiosidade.

Já li criticas boas e criticas más, tendo em conta que as criticas más têm sido péssimas, tanto para o livro como para quem o lê. Assim, aproveito já para dizer que aquilo que aqui vão ler é a minha opinião, de leitora que sou, e como tal tenho direito a gostar do livro.

E sim...gostei do livro.

Não é um livro digno de um Nobel, claramente, mas como eu também não consigo chegar ao fim dos Nobel, boa:)
A escrita é extremamente simples, bastante básica até. Fui encontrando, ao longo do livro algumas gafes, mas nada que uma nova revisão ao mesmo não resolva. Não considero, no entanto, um livro mal escrito. Não é um livro elaborado, é um livro que se lê de uma acentada sem termos que estar a pensar o que algo quer dizer. Eu gosto de livros que me dão pouco trabalho a ler, e que me facilitam a imaginação na sua "basicidade" (percebem a ideia?).

Este é um livro erótico, sim. Mas é mais que isso, e sinceramente, apenas me apercebo que afinal não temos uma mentalidade tão aberta quanto as pessoas dizem... se este livro não tivesse as descrições pormenorizadas dos momentos sexuais que tem, seria um romance como outro qualquer, e não teria esta polémica toda.

Sim, o romance existe. E acho que o livro não é, de todo, desprovido de enredo. Não é apenas uma descrição pornográfica das relações sexuais entre Anastasia e Grey, mas é muito mais que isso. É um romance, entre ambos, que cresce, evolui e os muda. É o amor, e o aceitar o outro. É sentir que o amor nos muda. Grey muda ao longo do livro, porque se apaixona.

Não acho que seja um livro que põe em detrimento a mulher. As práticas sexuais que são referidas no livro existem, e tanto são apreciadas por homens como por mulheres, e isso mesmo é referido ao longo da história. E é, acima de tudo, fruto de um passado.

O mistério adensa-se em volta do passado de Grey, e é isso que faz com que queira ler o próximo volume, isso e o evoluir da sua relação com Anastasia claro.

Até que ponto o passado, por muito primordial que seja na nossa vida, a vai alterar para sempre? E como é que isso nos transforma como pessoa?

Houve, no entanto, alguns pontos que gostei menos. Não li o livro em inglês, mas em português, o calão usado em diversos momentos, não tem nada de erótico..é apenas calão. Palavras como Queca e Foda não me excita minimamente, aliás acho ridiculo e que faz com que o livro perca algum do valor que tem. Outra coisa foi o nome dado ao quarto de diversões de Grey: Quarto Vermelho da Dor...apenas me dá vontade de rir. As conversas entre Anastasia e a sua Deusa Interior e o seu subconsciente são demais ao ponto de se tornarem patéticas.

Em geral, gostei do livro, tem promenores picantes, fala de algumas práticas HardCore e do sexo de uma maneira diferente de como estamos habituado a vê-lo (nós vemos o sexo como sendo "sexo baunilha", como diz Grey), mas também nos fala do amor e do que este faz ás pessoas, como este nos muda. Fala da vida, de como somos moldados pelos acontecimentos e pelas experiencias.

6 comentários:

  1. Lembras-te do livro que eu andava a ler?
    A força do Desejo de Jess Michaels...
    o conteúdo é mais ou menos o mesmo.. :D
    Por isso não sei porque a polémica deste, mas vou ler e fazer comparações!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso da tua opinião, deste a perceber os pontos maus e bons do livro, este que tem gerado tanta polémica e tantas opiniões diferentes.

    Boas Leituras :)

    http://paginassoltas-cc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Páginas Soltas, é bom saber que gostam do meu trabalho:)

    Boas Leituras*

    ResponderEliminar
  4. E como eu já te havia dito antes, eis um livro que o Freud gostaria de ter lido, para análise das perversões ehehe :)
    Tenho de continuar a ler o meu exemplar. Depois direi de minha justiça.
    Gostei da tua análise, simples, directa e sincera

    ResponderEliminar
  5. olá outra vez,
    Ontem acabei este livro, dormi sobre o assunto e agora cá estou eu novamente a comentar :)

    Primeiro ainda não percebi tanto escândalo ao livro à fogueira com ele etc etc... as coisas que eu ouvi! lol

    E dpois leio o livro e penso são um casal, entre quatro paredes a partir do momento que eles queiram, porque as pessoas criticam tanto!?! Essa parte não sei vai de cada um, sou sincera não é o livro que gosto de ler, mas lá está são gostos, a meu ver se tive-se tido menos f... e mais sobre porque ele é assim, ia-me prender muito mais!e pior quando eu gostei do livro acabou...
    o mais certo vai ser ler o próximo!

    ResponderEliminar
  6. estava complicado encontrar opiniões sobre este tão polémico livro!!obrigada por partilhares a tua opinião e pelo que vejo o que se apregoa ai e tal não presta, mas já vendeu milhões...existe afinal tanta gente que têm péssimo mau gosto na leitura?!!?

    bem já comprei o 1º e cheira-me que vou gostar :)

    ResponderEliminar