quinta-feira, 19 de julho de 2012

[Caminhos de Portugal] - Óbidos


Hoje venho-vos falar de outro local que gostava de visitar, mas havia imensas alturas no ano que gostava de lá ir: Óbidos.


Óbidos é uma vila portuguesa da sub-região do Oeste, pertencente ao distrito de Leiria, região Centro, fazendo parte da Região de Turismo do Oeste, com cerca de 3 300 habitantes.
É sede de um município com 142,17 km² de área e 11 772 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste e leste pelo município das Caldas da Rainha, a sul pelo Bombarral, a sudoeste pela Lourinhã, a oeste por Peniche e a noroeste tem costa no oceano Atlântico.


"Pela sua excelente localização junto ao mar estas terras desde sempre foram habitadas, o que se confirma pela estação do Paleolítico Inferior do Outeiro da Assenta. Aqui se formou um castro Celtibero, voltado a poente. Sabe-se que aqui comerciaram os fenícios, e hoje com mais propriedade que os Romanos aqui se estabeleceram, sendo provável que a torre sul do Facho, tenha tido a sua origem numa torre de atalaia de construção romana, como posto avançada da cidade de Eburobrittium, grande urbe urbana encontrada e em fase de trabalho arqueológico.  
O terramoto de 1755 fez sentir-se com intensidade na Vila, derrubando partes da muralha, bem como alguns templos e edifícios, tendo ainda alterado alguns aspectos do traçado e do casco árabe e medieval. Também Óbidos foi palco das lutas da Guerra Peninsular, tendo aqui sido a grande batalha da Roliça, que no tempo pertencia ao “termo” de Óbidos.   Mais recentemente a Vila foi palco da reunião preparatória da Revolta do 25 de Abril, ficando assim ligada ao corajoso e heróico movimento dos capitães."

Na vila podemos visitar diversos monumentos, como por exemplo:

  • Castelo de Óbidos - "origem romana, provavelmente assente num castro. Foi  posteriormente fortificação sob o domínio árabe. Depois de conquistado pelos cristãos (1148) foi várias vezes reparado e ampliado. No reinado de D. Manuel I, o seu alcaide manda construir um paço e alterar algumas partes do castelo. No Paço dos Alcaides salientam-se as janelas de belo recorte manuelino abertas para o interior do pátio. São ainda do seu tempo a chaminé existente na sala principal e o portal encimado pelas armas reais e da família Noronha, ladeado por duas esferas armilares. O Paço sofreu fortes danos com o terramoto de 1755. No século XX estava em total ruína tendo sido recuperado para instalar a Pousada (a primeira pousada do Estado em edifício histórico)."

  • Porta da Vila - "Entrada principal da Vila, é encimada pela inscrição - «A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original» - mandada colocar pelo Rei D. João IV, em agradecimento pela protecção da Padroeira aquando da Restauração da Independência em 1640. No seu interior encontra-se a capela-oratório de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Vila, com varandim barroco e azulejos azuis e brancos (c.1740-1750) com motivos alegóricos à Paixão de Cristo, representando a Agonia de Jesus no Horto e a Prisão de Jesus."
  • Porta do Vale - "Porta de acesso à Vila pelo lado nascente, tem no seu interior uma capela-oratório dedicada a Nossa Senhora da Graça, no local onde já deveria existir um nicho com uma imagem que a tradição diz ter sido oferecida em acção de graças após o cerco de 1246 (na contenda entre D. Sancho II e D. Afonso III). Esta capela-oratório foi reformada em 1727, por iniciativa de um magistrado da Índia, Bernardo de Palma, em cumprimento de uma promessa de sua filha, que morreu de amores contrariados por um jovem obidense, transformando-se então o torreão num verdadeiro templo, com capela-mor, retábulo, coro, tribuna e sacristia, em que a nave não é mais do que a passagem da rua pelo seu interior."

Também podemos visitar bonitas paisagens naturais como a Lagoa de Óbidos: "é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa. Possui uma área total aproximada de 6.9 km2 e uma profundidade média de dois metros, com cotas que vão desde o meio metro aos cinco metros. Estende-se para montante essencialmente por dois canais, para Oeste pelo Braço do Bom Sucesso, e para Este pelo Braço da Barrosa.  A Lagoa de Óbidos faz fronteira terrestre com o concelho das Caldas da Rainha a Norte (freguesias da Foz do Arelho e Nadadouro) e com o concelho de Óbidos a Sul (freguesias de Vau e Santa Maria).  Do lado do Sul encontra-se a Poça do Vau e do lado Oeste está ligada à Poça das Ferrarias. Apresenta um comprimento máximo de 6 km e uma largura que oscila entre 1 e 1,5 km, com uma orientação preferencial NW-SW. No entanto, esta configuração tende a oscilar consideravelmente, sendo uma consequência directa dos sedimentos empurrados pelo mar para o interior da lagoa.  Segundo relatos antigos, a Lagoa era muito mais extensa, alcançando o sopé da colina onde hoje se ergue a Vila de Óbidos, banhando os muros do castelo do lado Poente.  De uma forma natural, a Lagoa de Óbidos, tal como as lagoas costeiras, a médio ou longo prazo, transformar-se-iam em pântanos se o seu regime sedimentar se mantivesse. No entanto, a intervenção humana acelera o processo de assoreamento através das constantes alterações que provoca nas bacias hidrográficas que conduzem a uma maior produção de sedimento. Por outro lado, a população tenta inverter a situação ao intervir através de dragagens efectuadas com o objectivo de aumentar a profundidade do sistema, prolongando, deste modo, a vida destes meios aquáticos. 

As Alturas em que mais gostava de visitar esta vila era na altura da Vila Natal, da Feira do Chocolate e do Mercado Medieval, que começa este fim-de-semana.


informações e textos retirados de: http://www.cm-obidos.pt/ e http://www.obidos.pt/

3 comentários:

  1. Obidos, gosto tanto! Este ano fui à feira do chocolate que andava para ir sei lá a quanto tempo. Confesso que foi uma desilusão =S Valeu a pena apenas pelo passeio que eu e o baby fizemos por toda aquela zona. Fomos a Peniche e fizemos o caminho até Cascais sempre por dentro, acredito que valeu mas pelo passeio. Também amava ir à Vila Natal mas ainda não surgiu a oportunidade e confesso que depois da feira do chocolate acho que estou de pé atrás com os restantes eventos. Gostava muitooo de ir à Feira Medieval mas confesso que o preço não é lá muito apetecível e tendo em conta que não sei o que esperar.. Tenho medo de gastar dinheiro nas portagens, na gasolina, na entrada e chegar la é pimbas, um balde de água fria! Sabes onde é que eu gostava de ir?? Não se paga e acho que mesmo que se pagasse vale muitooo a pena! Ao Jardim Buddah Eden. Esse não pode passar destas férias (que por sinal só começam definitivamente amanha, pelo menos até inicio de Setembro)

    ResponderEliminar
  2. Feira do chocolate... Nunca lá fui!! Todos o anos, penso em ir e depois nunca lá ponho os pés!!

    Muito bom o post ;)

    ResponderEliminar
  3. Ritinha, o Buddha Eden foi o meu post da semana passada:) tambem gostava de ir, mas dizem que está bastante danificado:((

    temos que ir lá Ivonne, devorar uns chocolates e beber uma ginjinha:P

    ResponderEliminar