quarta-feira, 20 de junho de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "O Terceiro Anjo" de Alice Hoffman





O Terceiro Anjo é um fascinante relato sobre a natureza mágica do amor e as leis da atracção. Um testemunho inesquecível do talento de Alice Hoffman, uma das mais admiradas escritoras da actualidade. (in sinopse)









Aqui está um romance que me seduziu mal li na sinopse " Alice Hoffman apresenta-nos três mulheres apaixonadas pelos homens errados"! É que soou-me logo a tragédia e eu tenho uma enorme atração por tragédias.
De Alice Hoffman já tinha lido Encantamento que gostei imenso.
Ataquei assim esta leitura com um entusiasmo que foi crescendo logo nas primeiras páginas.

As três mulheres de que nos fala a sinopse são Madeline, Frieda e Bryn e todas se apaixonam  por homens considerados errados! Mas as leis de atracção são sempre difíceis de contariar como já estamos cansados de saber...  Mas nesta história há uma quarta mulher, não menos importante, que é Lucy Green, que carrega o peso duma culpa imensa.

Não vou contar mais nada sobre esta história pois seria difícil não conter spoilrers!

O tipo de escrita desta autora é bastante acessível. Sem grandes malabarismos literários e arrojados enredos, Alice Hoffman consegue cativar-nos desde a primeira á última página. As histórias das quatro mulherees, aparentemente sem ligação, dividem-se por três épocas diferentes e têm em comum um hotel em Londres por onde todas elas acabam por passar e onde todas  têm vivências que lhes vão deixar marcas profundas e irreversíveis.

Não sendo um livro que me tenha deixado absolutamente fascinada, é no entanto um livro que me cativou desde o principio e que me conseguiu manter interessada até ao final. É que depois de duas leituras anteriores que não acabei (coisa rarissíma em mim) por não conseguir manter o interesse, seria quase trágico acontecer uma terceira vez!

Uma história muito peculiar dado as ligações que se vão encontrando ao longo da sua leitura e que tornam este livro de Alice Hoffman uma obra particularmente interessante.

Gostei e aconselho sem reservas.

"Acreditava que havia três anjos. O Anjo da Vida, que os acompanhava na maioria das noites. O Anjo da Morte, que aparecia com as suas roupas de luto nas visitas em que não havia esperança. E depois havia o Terceiro Anjo. Aquele que caminhava entre as pessoas e que às vezes jazia na cama, doente, implorando a compaixão humana."
 
Teresa Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário