quarta-feira, 27 de junho de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "Mataram a Rainha" de Julietta Benzoni



Tenho este livro para ler, sou apaixonada por romances históricos e este teve que vir para casa (Ni)

"É também um retrato complexo e detalhado de uma época de Reis e das suas amantes onde se estabelecem laços de sentimentos e interesses de uma forma intricada.
Para mim foi uma leitura que me conquistou e que deixou vontade de apostar mais neste género literário que é o Romance Histórico." (Refugio dos Livros)
 
Sou fã incondicional de romances históricos, mas nunca tinha lido nada desta autora, apesar do seu sucesso e de ter vários livros publicados, sendo reconhecida como dos mais populares escritores franceses. Este livro  pertence a uma trilogia A Época dos Venenos. 

Conhecemos uma jovem chamada Charlotte de Fontenac com uma personalidade ingénua, mas muito forte, que foge de um convento onde foi colocada à força por uma mãe que apenas quer o dinheiro que ela herdou do pai. Consegue fugir e refugia-se na casa da tia, que por sua vez consegue levá-la para a corte do Rei Luis XIV, onde faz amizades, vamos então conhecer as intrigas que existiam naquele tempo, desde inimigos dentro das mesma paredes do palácio, bruxaria e envenenamento. 

Ficamos a conhecer o lado mulherengo do Rei Luís XIV e as suas amantes,  a sua obsessão por palácios, onde estava sempre a fazer obras, foi quando construiu o de Versalhes.

Gostei das investigações policiais levadas a cabo para apanhar quem fazia envenenamentos e a quem praticava bruxaria e estranhos rituais. A autora faz muito bem as descrições dos bailes, das festas, dos costumes da época, na altura davam muita atenção ao vestuário tanto aos vestidos das damas, como também os homens gostavam de se vestir bem. 

Na corte tudo acontecia, além de muitos casos secretos, também havia a homossexualidade e casamentos por conveniência, para encobrir muitas vezes tais situações. 

E Charlotte vê-se pela primeira vez metida neste meio até então desconhecido para ela, uma jovem que estava muito aquém destas situações todas, mas que vai ter que aprender a lidar com elas para bem  da sua própria sobrevivência.

Tem mistério, suspense e intrigas q.b. para nos deixarmos levar na sua leitura, um livro que nos envolve e nos deixa com vontade de continuar a ler mais sobre esta época. Ansiosa para ler o 2º "O Quarto do Rei" - A Época dos Venenos II, que dizem ser melhor que este.

Odete Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário