terça-feira, 26 de junho de 2012

[Cantinho da Semana] - Clube dos Livros

Boa tarde e boa Terça-feira.
Hoje venho falar-vos sobre o Clube dos Livros. Conhecem?






O Clube dos Livros é um site muito conhecido por vários de vós. E foi um dos primeiros sites que comecei a seguir sobre livros.

Este site nasceu a 24 de Abril de 2010, pelo que tem mais de 2 anos de existência.

Segundo o seu autor, este cantinho nasceu por um impulso do momento.

"por achar que estava na moda, porque gostava de poder fazer algo meu também nesta área e ser uma referência entre os meus "amigos" virtuais do Segredo dos Livros, de outros blogues que seguia (sendo que alguns deixaram de existir com pena minha, outros deixei de visitar por opção, outros continuo), e também da interacção nas páginas do facebook das editoras e assim foi"

Algum tempo depois de começar o seu espaço, questionou o porquê de continuar e diversas questões lhe assolaram a mente.

"reflectir como seria a minha vida pessoal se não tivesse o compromisso do blogue; como seria a minha relação com as compras de livros e o dinheiro que gasto; como seria a relação com certos blogger que muito sinceramente acho que muitos me "olham" como um rival ou alvo a abater, outros veneram o que faço de tal forma que me copiam, depois tenho aqueles que me olham como um amigo blogger e que trocam ideias e partilham informação. "

O nome Clube dos Livros surgiu da ideia de fazer deste cantinho uma rede social de seguidores com que pudesse realizar empréstimos de livros e trocas de opiniões no blogue. No entanto esta ideia morreu á nascença. 
 
 "Também atribuí ao Clube dos Livros o significado das palavras em si, porque num    clube podes, e convém, encontrar de tudo um pouco e não apenas um ou dois géneros literários."
  
O mais gratificante em ter este cantinho é tanto por realização pessoal, como pelos resultados e feedback sincero que recebe dos seus visitantes, mas em especial o facto de ver na primeira pessoa que o tempo que abdica e dedica ao blogue faz funcionar um movimento de fãs de livros. 

"uns gostam e ficam visitantes, outros desgostam e não voltam, e claro depois existem aqueles que já apareceram, mas felizmente nem 0,001% representam as visitas onde apenas apareceram para insultar e ser desagradáveis.
Respeito e aceito todas as opiniões, mesmo as piores. Agora não gosto que se excedam naquilo que dizem, mas isso ninguém gosta."

"No fundo é isto, é sentir-me útil na divulgação, útil a quem procura e conseguir encontrar vários géneros facilmente acessíveis no blogue."

Para terminar, deixo uma mensagem do autor deste cantinho:D


Não tens a 5ª pergunta, mas acrescento para terminar, onde gostava de deixar claro que não gosto nada que me vejam como rival; que me comparem com outros blogues ou espaços similares, seja para me classificar como melhor, seja igual ou mesmo pior, pois acredito que cada um faz o que pode; não gosto que me copiem, tal como já fizeram, pois é mais gratificante e fantástico serem originais, ficam bem convosco mesmo e marcam diferença. Também não devem olhar para mim e tirar pelas visitas (que sejam elas muitas ou poucas, desconhecem os números) e "parcerias" que não se podem assim ser chamadas porque aquilo que existe é uma relação de comunicação saudável e de divulgação e ao contrário do que pensam, não existem camiões nem caixas a ser descarregadas de livros em minha casa. Isto é verídico e parceria, no sentido da palavra "oferta" apenas conto com escassas editoras e sinto-me feliz por isso, pois prezo a relação inter-pessoal e o à vontade, em vez da oferta e oportunismo para conseguir saciar um vício crescente e insustentável, porque é nisto que se tornam algumas pessoas.
Eu sou igual a todos os bloggers, não sou melhor nem pior, sou igual, e o meu espaço considero-o igual aos demais e em muitos casos até pior, mas eu sou assim... Gosto de críticas e também de verdades!


Para quem não conhece este cantinho, visitem-no e espreitem-no..acredito que vão gostar tanto quanto eu:D

Obrigada Clube dos Livros
  

1 comentário:

  1. Gostei muito deste post!

    Parabéns Tertúlias à Lareira por nos dar a conhecer mais um pouco sobre o Clube dos Livros, sou seguidora mas não fazia ideia de como tinha começado :)

    ResponderEliminar